7º ano Ensino Fundamental II


Prof.: Aldemi Alves

 

I UNIDADE

Ângulos

– O ângulo e seus elementos

– Medida de um ângulo

– Operações

– Bissetriz

– Ângulos complementares e suplementares

 

II UNIDADE

Triângulos

– Triângulos e seus elementos

– Classificação quanto:

Lados

Ângulos

– Relação entre as medidas dos ângulos internos de um triângulo

 

III UNIDADE

Quadriláteros

– Quadriláteros e seus elementos

– Paralelogramos

– Trapézios

– Relação entre as medidas dos ângulos internos de um quadrilátero

 

Profª.: Lícia Margarida

              

I UNIDADE

  1. Estudo de texto: Narração
  2. Revisão de Morfologia:
  3. Pronomes (possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos)
  4. Grau dos adjetivos e substantivos
  5. Verbos:
  • estrutura
  • formas nominais
  • tempos e modos verbais
  • regulares e irregulares
  • verbos auxiliares

 

  1. Introdução a Morfossintaxe
  2. Frase e oração
  • Tipos de frases

 

TEMA DA I UNIDADE: Os heróis – da Mitologia à Contemporaneidade.

II UNIDADE

 

  1. Estudo de texto: Narração-descrição

 

  1. Termos essenciais da oração:

Sujeito e o seu núcleo

Tipos de sujeito (simples, composto e desinencial)

Predicado: núcleo e tipos de predicado

 

3. Sujeito e predicado: ordem direta e inversa na oração

 

4. Verbos de ligação

 

5. Predicativo do sujeito

 

6. Concordância verbal

 

TEMA DA II UNIDADE: Nós, nossa história e o mundo.

Projeto de leitura: Campanha antibullying

 

III UNIDADE

1. Estudo de texto: Narrativa com descrição de lugar, narrativa com diálogo, contos e diário.

2. Preposição: combinação; contração; locução prepositiva e valor semântico.

3. Transitividade verbal  (VI, VTD, VTI, VTDI)

4. Complemento verbal: objeto direto e objeto indireto

5. Adjunto Adnominal

6. Pronomes oblíquos com  função de complemento verbal

7. Advérbio e locução adverbial

8. Adjunto Adverbial

9. Regência Verbal

 

TEMA DA III UNIDADE: Medo, terror e aventura.

Projeto de leitura: A aventura no mundo da leitura

Profª.: Bianca Ribeiro

 

I UNIDADE

1. Gênero textual: NARRAÇÃO DE AVENTURA

1.1 Estrutura narrativa: elementos narrativos, discursos utilizados.

1.2 Análise e identificação dos interlocutores, da intencionalidade do autor.

1.3 Análise das temáticas.

1.4 Confronto dos temas com a contemporaneidade.

 

2. Gêneros textuais: MITO E LENDA

2.1 Estrutura narrativa: elementos narrativos, discursos utilizados.

 

3.Gênero textual: CORDEL

3.1 Linguagem denotativa e linguagem conotativa.

3.2 Estrutura em verso, estudo de rimas e métricas.

3.3 Autor x Eu-lírico.

 

4. Aspectos linguísticos:

4.1 Figuras de linguagem (metáfora, comparação, hipérbole)

4.2 Paródia

4.3 Intertextualidade

 

II UNIDADE

  1. Gênero textual: NOTÍCIA

1.1    Estrutura narrativa: elementos narrativos, discursos utilizados.

1.2    Análise e identificação dos interlocutores, da intencionalidade do autor.

1.3    Análise das temáticas.

1.4    Confronto dos temas com a contemporaneidade.

1.5    Estrutura do gênero notícia: título, subtítulo, lead, corpo, assinatura.

 

  1. Gênero textual: ENTREVISTA

2.2 Estrutura do gênero entrevista.

 

  1. Gênero textual CARTA DE LEITOR.

3.1 Características da Carta de Leitor.

3.2 Elementos da coesão (conjunção).

3.3 Pontuação (ponto, travessão, vírgula, aspas).

 

III UNIDADE

1. Gênero textual: Texto de Opinião

1.1  Estrutura do texto de opinião.

1.2  Análise e identificação da intencionalidade do texto de opinião.

1.3  Análise das temáticas.

 

2. Gênero textual: Debate.

2.1  Estrutura do gênero Debate.

Prof.: Sandro Luís

 

I UNIDADE

  • Europa Medieval (Alta Idade Média)  – os francos e o feudalismo
  • Árabes e o islamismo
  • A África Negra antes dos europeus:
    • O Império do Mali
    • O Reino do Congo

                   

II UNIDADE

  • China Medieval
  • Baixa Idade Média
  • Declínio do Feudalismo
  • Cruzadas
  • Renascimento Comercial e Urbano

 

III UNIDADE

  • Formação das monarquias nacionais

─ Inglesa

─ Ibérica

─  Francesa

─  Absolutismo

─  Mercantilismo

  •  Renascimento cultural:

─     Legado

─     Humanismo

  • Reforma Protestante e Contrarreforma
  • A expansão ultramarina europeia
  • Astecas, Maias e Incas

 

Profª.: Izabel Andrade

             

I UNIDADE:

 

  1. 1.   POTÊNCIAS E RAÍZES

1.1 – Potência de um número racional

1.2 – Propriedades da potência

1.3 – Números quadrados perfeitos

 

2. O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS

2.1 – A ideia de números negativos

2.2 – O Conjunto dos números inteiros; módulo e oposto

2.3 – Comparação

2.4 – Adição

2.5 – Subtração

2.6 – Multiplicação

2.7 – Divisão

2.8 – Potenciação

2.9 – Raiz quadrada exata

2.10 – Expressões Numéricas

 

3. O CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS

3.1 – Reta numérica; módulo.

3.2 – Adição algébrica

3.3 – Multiplicação de números racionais

3.4 – Divisão de números racionais

3.5 – Potenciação de números racionais

3.6 –  Raiz Quadrada de números racionais

 

4. MÉDIA ARITMÉTICA E MÉDIA ARITMÉTICA PONDERADA

 

 

 

 

 

 

 

II UNIDADE:

1.  EQUAÇÕES

1.1 – Igualdade; princípios de equivalência

1.2 – Equações

1.3 – Conjuntos: universo e solução

1.4 – Equações equivalentes

1.5 – Resolução de Equações de 1º grau com uma incógnita

1.6 – Problemas

1.7 – Aplicação das equações: as fórmulas matemáticas

 

2 – SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS

2.1 – Equação do 1o grau com duas incógnitas

2.2 – Sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas

2.3 -Método da substituição

2.4 – Método da adição

2.5 – Método da Comparação

2.6 – Resolução de Problemas

 

3 – INEQUAÇÕES

3.1 – Desigualdade; propriedades

3.2 – Inequação de 1º grau com uma incógnita

 

III UNIDADE:

1 – RAZÕES E PROPORÇÕES

1.1 – Entendendo razão

1.2 – Razões especiais

1.3 – Proporção

1.4 – Propriedade fundamental da proporção

1.5 – Outras propriedades

 

2. GRANDEZAS PROPORCIONAIS

2.1 – Números e grandezas direta e inversamente proporcionais

2.2 – Regra de três simples

2.3 – Regra de três composta

 

3.PORCENTAGEM E PROBABILIDADE

3.1 –  Porcentagem; problemas

3.2 – Probabilidade

Profª.: Diana Morais

 

I UNIDADE

– Personal Pronouns (I, You…)

– Possessive Adjectives

– Interrogative Pronouns

– Adjectives

– Simple Present (Verb To Be- Review)

–  Present Continuous

– Simple Present (Part 1 – I, we, you, they)

– Ordinal Numbers

– Text and dialog

– Vocabulary: Weather, dates, words related to internet, electronics and digital inclusion.

 

II UNIDADE

– Simple Present (Review: Part 1 – Part 2)

– Questions + Simple Present

– Interrogative Pronouns

– Adverbs of Frequency

– Adjective Order (size + color)

– Question – (How often)

– Verb Let’s / Would)

´- Prepositions

– Text and dialog

– Vocabulary: Types of books and movies, animals, parties, words related to routine, school subjects.

 

III UNIDADE

-Simple Present X Present Continuous

– Verb Can

– Question (Whose – Why)

– Interrogative Pronouns

– Imperative Form

– Let’s/Would you like?

– Quantifiers

– Possessive Pronouns

– Subject and Object Pronouns

-Possessive Adjectives and

-Pronouns

– Text and dialog

-Vocabulary: professions, volunteer work, fruits and vegetables, meals and drinks for birthday parties.

Profª.: Maria Dolores

 

I Unidade

      MONOCROMIA :  Valor alto e valor baixo

      ARTE MEDIEVAL: ROMÂNICA E GÓTICA

      ARTE ROMÂNICA

  • Origem, características nas diversas modalidades artísticas: pintura, escultura e arquitetura.
  • Técnicas, suportes, materiais empregados, acessórios, tipos e exemplos.
  • O papel da igreja militante.

     

     ARTE GÓTICA

  • Origem, características nas diversas modalidades artísticas: pintura, escultura e arquitetura.
  • Técnicas, suportes, materiais empregados, acessórios, tipos e exemplos.
  • O papel da igreja triunfante.
  • Comparação entre os estilos Romântico e Gótico.
  • Fim do anonimato.

 

II Unidade

      ARTE RENASCENTISTA

  • Origem, influências recebidas, características nas diversas modalidades artísticas: pintura, escultura e arquitetura.
  • Técnicas, temas abordados, suportes utilizados, materiais empregados, acessórios e inovações.
  • Obras e artistas em destaque (valorização da arte como profissão).
  • O Humanismo.

  

      ARTE BARROCA E ROCOCÓ

      ARTE BARROCA

  • Origem, influências recebidas, características gerais, períodos e representações nas diversas modalidades artísticas: pintura, escultura e arquitetura.
  • Técnicas, temas abordados, suportes utilizados, materiais empregados, acessórios.
  • Ambiente de trabalho do artista e da cena representada.
  • O papel da igreja na influência dos temas barrocos.
  • O negro e a sua participação no Barroco do Brasil.
  • Obras e artistas em destaque.

 

      ARTE ROCOCÓ

  • Origem, influências recebidas, características gerais, períodos e representações nas diversas modalidades artísticas: pintura,  escultura e arquitetura.
  • Técnicas, temas abordados, suportes utilizados, materiais empregados, acessórios.
  • Ambiente de trabalho do artista e da cena representada.
  • Obras e artistas em destaque.
  • Comparação entre os estilos Barroco e Rococó.

 

  

  III Unidade

      Estilos Acadêmicos: Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.

  • Origem, influências recebidas, características gerais e específicas  nas diversas modalidades artísticas: pintura, escultura e arquitetura.
  • Técnicas e temas abordados, suportes utilizados, materiais empregados.
  • Ambiente da cena representada nas obras.
  • Obras e artistas em destaque.
  • Análise e identificação dos estilos.

Profª.: Rainalda Paiva

             

I UNIDADE

–  A importância da biodiversidade

–  Teoria celular

–  A organização dos seres vivos

–  Reprodução sexuada e assexuada

–  A teoria da evolução

–  Classificação dos seres vivos

–  A divisão dos reinos

–  Vírus

–  Reino Monera

–  Protistas

–  Fungos

–  Poríferos e Celenterados

–  Platelmintos e Nematelmintos

 

II UNIDADE

–  Anelídeos

– Moluscos e Equinodermos

– Artrópodes (Insetos, aracnídeos e crustáceos)

– Vertebrados:

– Os peixes

– Os anfíbios

– Répteis

– Aves

– Mamíferos

 

III UNIDADE

Classificação dos vegetais

Avasculares

Vasculares

– Plantas sem sementes.

– Plantas com sementes

– Flor, fruto e semente.

– Raiz, caule e folha.

– Fotossíntese, transpiração e respiração.

-Polinização

                                                     

                                                     

Prof.: Roberval Vicente

 

I UNIDADE

Campanha da Fraternidade 2016

Deus acima de tudo

Quaresma

Dez maneiras de ser bom

Páscoa

A medida do amor ou o amor sem medida

Os mortos devem ser lembrados.

 

II UNIDADE

Maria

Sofrer com o outro

Corpus Christi

Amizade

Desprendimento, que virtude é essa?

Vocação

O avesso da violência

As virtudes dos antigos

Bem aventurado Pe. Pierre Vigne

Bíblia

A coragem de perdoar

As leis naturais

Trabalhar é preciso

 

 

III UNIDADE

Valores

A vida… Não se rouba!

As virtudes de cada dia

Missão

Amizade é para sempre?

Natal

 

 

 

Profª.: Cláudia Lúcia Teixeira

 

I UNIDADE

Normas, regras e diretrizes

Primeiros Socorros

Exame biométrico

Basquete

Futsal

 

II UNIDADE

Coluna vertebral

Olímpíada Interna Pierre Vigne

Dança

Jogos de salão

Voleibol

Handebol

 

III UNIDADE

Exabe biométrico

Handebol

Voleibol

Basquete

Futsal

Ginástica

Lutas

Olimpíada Interna Pierre Vigne