6º ano Ensino Fundamental


Profª.: Helenize Moura

 

I UNIDADE

  • Elementos da paisagem
  • Tipos de paisagens
  • A vida transformando a paisagem
  • Espaço geográfico
  • O homem e o espaço geográfico
  • Linguagem cartográfica
  • Pontos de referência
  • Orientação pelos astros
  • Instrumentos de orientação
  • Localização
  • A dinâmica do universo e a força gravitacional
  • A origem do universo
  • O Sistema Solar
  • O planeta Terra
  • As representações da Terra
  • Cartografia
  • Coordenadas geográficas
  • Fusos horários

 

 

 

 

 

 

 

II UNIDADE

  • Estrutura interna da Terra
  • Tectônica de placas
  • Terremotos e vulcanismo
  • Formação e transformação do relevo
  • Rochas
  • Tipos de relevo
  • Relevo brasileiro

                 

III UNIDADE

  • Tempo e clima meteorológico
  • Elementos do clima
  • Previsão do tempo
  • Climograma
  • Fatores  que influenciam o clima
  • Tipos de climas da Terra
  • Tipos de climas e formações vegetais do Brasil
  • Problemas ambientais e climáticos
  • Ciclo da água
  • A importância da água
  • A distribuição dos recursos hídricos
  • Bacias hidrográficas

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Profª.: Maria de Fátima Lima

 

I UNIDADE

  • PRÁTICA DE LEITURA:

Textos relacionados ao universo infantil, à psicologia, aos valores, favorecendo a sensibilidade do educando e dando espaço à criatividade.

 

  • LÍNGUA E LINGUAGEM:

Compreender a concepção do diálogo quanto ao texto oral e escrito; adequação linguística, formalidade e informalidade.

 

  • ESCRITA:

 

3.1 Conhecimentos interacionais:

Faz referência à linguagem das narrativas, através dos recontos da literatura clássica, demonstrando valores essenciais ao ser humano.

O tema principal que será trabalhado na unidade é NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO.

 

CONTANDO HISTÓRIAS

 

3.2.CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS:

  • Linguagem verbal e não verbal
  • Código linguístico
  • Interlocutores
  • Diferenças entre frases, parágrafos, enunciados e textos
  • Conceito de discurso
  • Intencionalidade discursiva
  • Coerência e coesão textual
  • Variedade linguística
  • Fonema e letra

 

Morfologia: introdução aos estudos de artigos, substantivos e adjetivos.

Ortografia:

– Uso de g e j

– Dígrafo e encontro consonantal

– Sinais de pontuação

3.3 Conhecimentos enciclopédicos e conhecimento de mundo:

Gênero textual: RECONTO

 

II UNIDADE

1. PRODUÇÃO DE LEITURA:

Textos relacionados à questão da identidade do educando, fazendo-lhe refletir sobre si mesmo e o mundo que o circunda.

 

2. LÍNGUA E LINGUAGEM:

Compreender a concepção do diálogo quanto ao texto oral e escrito; adequação linguística, formalidade e informalidade.

 

3. ESCRITA:

 

3.1 Conhecimentos interacionais:

Faz referência à  linguagem das narrativas através dos livros paradidáticos, demonstrando os valores essenciais à vida do ser humano.

O  tema principal que será abordado na unidade é QUEM SOU EU?

 

IDENTIDADE

 

3.2. CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS:

 

Morfologia:

  • Artigos (classificação)
  • Flexões dos substantivos e adjetivos
  • Numerais – flexões
  • Pronome- parte I
  • Verbo – parte I (pessoas e tempos verbais).

 

Ortografia:

  • Divisão silábica
  • Encontro vocálico
  • Uso de x/ch

 

3.3 CONHECIMENTOS ENCICLOPÉDICOS E CONHECIMENTO DE MUNDO:

Gênero textual: AUTOBIOGRAFIA

 

 

III UNIDADE

1. PRODUÇÃO DE LEITURA:

Textos relacionados à questão do meio ambiente e dos animais em extinção.

 

2. Língua e linguagem: Compreender a concepção do diálogo quanto ao texto oral e escrito; adequação linguística, formalidade e informalidade.

 

3. ESCRITA:

3.1 Conhecimentos interacionais:

 

Faz referência à linguagem que aparece nos textos, abordando de maneira coerente as questões ambientais, trazendo como tema principal: DE BEM COM A VIDA.

 

 

3.2. CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS:

 

Morfologia:

  • Preposições
  • Conjunções
  • Pronomes – classificações
  • Colocação pronominal
  • Verbo – Parte II (tempo, pessoas, formas nominais, conjugações, modos – indicativo, subjuntivo e imperativo)
  •  Advérbio
  • Revisão das dez classes gramaticais

 

Ortografia:

  • Acentuação gráfica das palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas e dos monossílabos  tônicos.

 

3.3 Conhecimentos enciclopédicos e conhecimento de mundo:

Gênero textual: TEXTO DE OPINIÃO

 

Profª.: Bianca Ribeiro

 

I UNIDADE

 

  1. 1.   Gênero textual: Fábula

1.1.      Estrutura narrativa: elementos narrativos, discursos utilizados.

1.2.      Análise e identificação dos interlocutores, da intencionalidade do autor.

1.3.      Análise das temáticas e lições de moral.

1.4.      Confronto entre as fábulas e a contemporaneidade.

 

  1. 2.   Aspectos linguísticos.

2.1.      Variação linguística (formal e não formal).

2.2.      Pontuação (ponto, travessão, vírgula, aspas).

 

  1. 3.   Gênero textual: Reconto

3.1.      Análise das temáticas e da identificação do fantástico.

 

  1. 4.   Aspectos linguísticos.

4.1.      Linguagens conotativa e denotativa.

4.2.      Coesão e Coerência.

 

II UNIDADE

  1. 1.   Gênero textual: Relato Pessoal.

1.1 Estrutura narrativa: elementos narrativos, discursos utilizados.

1.2 Análise e identificação dos interlocutores, da intencionalidade do autor.

 

  1. 2.   Aspectos linguísticos.

2.2  Uso do porquê.

2.3  Pontuação (ponto, travessão, vírgula, aspas).

3.3 Mas x Mais.

3.4 Gente x A gente.

3.5  Mau  x Mal

 

4 Gênero textual: Blog

4.1 Análise da estrutura do gênero Blog.

 

III UNIDADE

1. Gênero textual: História em Quadrinho.

1.1 Estrutura narrativa das histórias em quadrinhos.

1.2. Linguagens da HQ.

3. Carta pessoal;

3.1 Estrutura da carta pessoal

4. Aspectos linguísticos:

Há x A

Onde X Aonde

 

Prof.: Sandro Luís

 

I UNIDADE

  • História, Cultura e Tempo
  • Mesopotâmia
  • Egito
  • A Núbia e o Reino de Kush

 

II UNIDADE

  • Hebreus, Fenícios e Persas
  • China Antiga
  • Grécia Antiga

 

III UNIDADE

  • Projeto África-Brasil
  • Roma – Monarquia e República.
  • O Império Romano e a Crise de Roma
  • Império Bizantino e a Crise no Império

Profª.: Cíntia Fonsêca

 

I UNIDADE

  • Ø Revisão do Conjunto dos Números Naturais
  • Ø Divisores e Múltiplos dos Números Naturais
    • Divisibilidade
    • Números Primos
    • Máximo Divisor Comum (MDC)
    • Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
    • Problemas
    • Ø Conjunto dos Números Racionais Fracionários:
      • Definição (fração própria, fração imprópria e número misto)
      • Fração equivalente
      • Adição

 

II UNIDADE

  • Ø Conjunto dos Números Racionais Decimais:
    •  Potenciação
    • Raiz Quadrada
    • Porcentagem
    • Expressão Numérica
    • Problemas
    • Representação Gráfica
    • Ø Geometria Plana:
      • Reta, Ponto e Plano
      • Ângulos
      • Polígonos
      • Ø Geometria Espacial:
        • Figuras Geométricas Espaciais

III UNIDADE

  • Ø Unidade de Medidas de Superfície:
    • Unidade Padrão de Superfície (metro quadrado)
    • Área
    • Unidades Agrárias
    • Problemas
    • Ø Unidade de Medidas de Capacidade:
      • Unidade Padrão de Capacidade (metro cúbico e litro)
      • Volume
      • Problemas
      • Ø Unidade de Medida de Massa:
        • Unidade Padrão de Massa (grama)

 

Profª.: Diana Morais


I UNIDADE

Unit 1

Greetings

Introducing people

Personal information

Personal pronouns

Verb to be

 

Unit 2

Countries/Nationalities

Colors

Question words

Verb to be

Sentence

 

Unit 3

School objects

Numbers 0 – 20

Numbers signals

Articles

Demonstrative pronouns

Sentence

 

Unit 4

Numbers 21 – 100

Adjectives (feelings)

Question words

Genitive Case

Verbs/ Sentence

 

 

 

 

 

 

II UNIDADE

Unit 5

What time is it?

Question words

Prepositions of time

Verbs/ Sentence

 

Unit 6

Parts of the house

Prepositions of place

There to be

Possessive Adjectives

Sentence

 

Unit 7

Places

Means of transportation

Directions

Sentence

 

Unit 8

How much

Prices

Clothes

Plural of nouns

Sentence

 

 

 

 

 

 

 

III UNIDADE

Unit 9

Food

Meals

How much c How many

Some / Any / No

Which?

Sentence

 

Unit 10

Sports

Verb: Can/Can’t (ability)

Why?

Sentence

 

 

Unit 11

Occupation

Indefinite compounds

Verb Can (permission / possibility)

 

Unit 12

Apperance

Parts of the body

Look like

Verb to have

 

I UNIDADE

1- As diferentes formas de crer.

 

2- Quaresma:

– Como a Igreja Católica prepara e celebra a Quaresma.

 

3- Campanha da Fraternidade 2016 (Tema: Casa comum, nossa responsabilidade)

 

4- Páscoa:

– Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

 

5- Como as pessoas se relacionam com Deus (as três grandes religiões monoteístas):

– Judaísmo.

– Islamismo.

– Cristianismo.

 

6- A revelação de Deus a um povo (religião dos gregos e egípcios)

 

7- Maria:

– Maria no Evangelho.

– Alguns títulos de Maria.                                        

– Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.

 

8- Definição e finalidade das crenças.

 

II UNIDADE

1- Pentecostes:

– Como a Igreja Católica prepara e celebra o Pentecostes.

– Como atua o Espírito Santo.                                                                                                                                

 

2- Corpus Christi:

– Como a Igreja Católica prepara e celebra o Corpus Christi.                                                                                                  

 

 

3- As duas grandes religiões orientais:

– Hinduísmo, Budismo, Confuccionismo.                                                      

 

4- Vocações:

– História do fundador da Congregação Sacramentinas, Pe. Pierre Vigne e sua vocação.

 

5- Conversão: São Francisco de Assis e Paulo de Tarso.

 

6- Morte: Ressurreição e Reencarnação.

 

7- A Religião na Grécia: Pitágoras e Sócrates.

 

III UNIDADE

1- O homem como responsável pela continuação da criação:

– Liberdade, responsabilidade e consciência.

– Os mandamentos.

– Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

2- Religiões de origem africana:

– características gerais.

 

3- O monoteísmo hoje:

– A luta pela tolerância religiosa.

 

4- Advento e Natal:

– Como a Igreja Católica prepara e celebra o Advento e o Natal.

– O nascimento de Jesus.

– Atitudes que o cristão deve promover no Advento e no Natal.        

   

 

 

 

Profª.: Maria Dolores Amaral

 

I Unidade

Pigmentos Naturais e Artificiais.

·        Pigmentos de origem: vegetal,  animal e mineral.

  • Origem das cores: primárias, secundárias, quentes, frias e neutras.

Arte Pré-Histórica.

  • Conceito, primeiros vestígios, períodos e características na pintura, escultura e arquitetura.
  • Técnicas, objetivo, acessórios, suportes e materiais empregados.
  • Tipos e exemplos de obras.

 

Arte Egípcia

  • Características da pintura, escultura e arquitetura.
  • Representação do poder e da sexualidade na pintura e escultura.
  • Técnicas, objetivo, acessórios, suportes e materiais empregados.
  • Tipos e exemplos de obras.
  • A influência africana na formação das primeiras civilizações.

 

II UNIDADE

Arte Grega

  • Características Gerais.
  • Períodos e representações nas diversas modalidades artísticas: pintura, escultura e  arquitetura.
  • Técnicas, temas, objetivo, suportes, materiais empregados.
  • Artistas e obras em destaque.

 

III Unidade

 

Arte Romana

  • Características gerais nas diversas modalidades artísticas: pintura, escultura e arquitetura.
  • Técnicas, objetivo, suportes, materiais empregados.
  • Tipos e exemplos de obras.
  • Influências recebidas.

 

Profª. Cláudia Lúcia e Prof.: Hermano

 

I Unidade

Normas, regras e diretrizes da EF

Qualidade de vida: sedentarismo

Exame biométrico

Exame biométrico

Futsal

Basquete

 

II Unidade

Jogos de salão

Jogos e brincadeiras populares

Capoeira

Dança

Voleibol

Handebol

Olimpíada Interna Pierre Vigne

 

III Unidade

Exame biométrico

Ginástica

Basquete

Voleibol

Futsal

Handebol

Olimpíada Interna Pierre Vigne