5º ano Ensino Fundamental


I UNIDADE

1- ORALIDADE

– Intervenções em situações em sala

– Autoavaliação

2- PRODUÇÃO DE LEITURA

– Leitura de diversas modalidades textuais, como folheto, ingresso, relato pessoal, poema, etc.

– Leitura fílmica – “Percy Jackson – o ladrão de raios”

– Títulos do projeto anual “Roda de Leitores”

– Parágrafo – sistematização por amostragem de diferentes tipos: declaração, definição,

contexto histórico, comparação, citação, exemplificação para aprofundar o estudo em PT.

3- PRODUÇÃO TEXTUAL

– Reconto com SD

– Cartaz com VU e FS

– Ortografia * emprego das terminações ZINHO e SINHO

* sons do S

* L/U em final de sílabas

* emprego dos PORQUES

* emprego de MAS e MAIS

* uso de GE,GI,JE, JI, SE, SI, CE, CI, LH e

– Pontuação – uso e função da vírgula, aspas, reticências, dois pontos e travessão.

– Parágrafo – construção de diferentes tipos: declaração, definição, contexto histórico,

comparação, citação,exemplificação.

4- ANÁLISE LINGUÍSTICA

I- Morfologia

– Verbos regulares e irregulares – conjugação, pessoas, tempos e modos verbais, formas

nominais.

– Substantivo – reconhecimento, classificação e função morfológica e sintática (na frase e na

oração).

– Artigo – revisão

– Advérbio – reconhecimento, classificação e função.

– Pronome – (pessoais, possessivos, demonstrativos) – reconhecimento, classificação e

função.

II- Sintaxe

– Frase,oração e período

– Concordância verbal e nominal

– Noções de sujeito e predicado

III- Semântica

– Uso do dicionário

– Sinonímia

– Efeitos de sentido das classes morfológicas sistematizadas.

IV- Fonologia/Fonética

– Alfabeto e ordem alfabética

– Divisão silábica e classificação

– Acentuação/tonicidade – com nomenclatura

– Encontros vocálicos e consonantais

II UNIDADE

– Dígrafos

1- ORALIDADE

– Apresentação teatral

– Auto-avaliação

– Relatos de experiências

– Intervenções cotidianas

2- PRODUÇÃO DE LEITURA

– Leitura de diversas modalidades textuais, inclusive as propostas pelo autor do livro adotado.

– Título específico para a Semana Literária – “Mania de Explicação em 5 atos”

– Títulos do projeto anual “Roda de Leitores”

– Parágrafo – sistematização por amostragem de diferentes tipos: declaração, definição,

contexto histórico, comparação, citação, exemplificação, para aprofundar o estudo em PT.

3- PRODUÇÃO TEXTUAL

– Texto teatral com SD

– Cartaz com VU e FS

– Ortografia * uso de GUA, GUE, GUI/QUA, QUE, QUI

* uso de C, Ç, SS, SC, XC, X

* uso de HAVER, FAZER, SER

* uso das terminações verbais ÃO, AM, EM, ÊM

– Pontuação – uso e função da vírgula, aspas, reticências, dois pontos e travessão.

– Parágrafo – construção de diferentes tipos: declaração, definição, contexto histórico,

comparação, citação, exemplificação.

4- ANÁLISE LINGUÍSTICA

I- Morfologia

– Adjetivo e locuções adjetivas – reconhecimento, classificação e função com efeitos de

sentido.

– Preposição e locuções prepositivas – reconhecimento, classificação e função com efeitos de

sentido.

– Conjunção e locuções conjuntivas – reconhecimento, classificação e função com efeitos de

sentido, inclusive comparando com a função da preposição.

– Pronome – interrogativo e indefinido – reconhecimento,classificação e função.

II- Sintaxe

– Frase, oração e período

– Concordância verbal e nominal

– Noções de sujeito e predicado

III- Semântica

– Uso do dicionário

– Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos

– Efeitos de sentido das classes morfológicas sistematizadas.

IV- Fonologia/Fonética

– Acentuação/tonicidade – monossílabos átonos e tônicos

– Encontros vocálicos e consonantais

– Dígrafos

III UNIDADE

1- ORALIDADE

– Auto-avaliação

– Relatos de experiências

– Argumentação e opinião em debates

2- PRODUÇÃO DE LEITURA

– Leitura de diversas modalidades textuais, inclusive as propostas pelo autor do livro adotado.

– Títulos do projeto anual “Roda de Leitores”

– Parágrafo – sistematização por amostragem de diferentes tipos: declaração, definição,

contexto histórico, comparação, citação, exemplificação, para aprofundar o estudo em PT.

3- PRODUÇÃO TEXTUAL

– Texto de opinião com SD e FS

– Cartaz com VU e FS

– Ortografia * emprego do E/L em início, meio e final de palavr.

* emprego das terminações SSE e ECE

* uso de S,Z,X

* uso de MELHOR, PIOR, MENOR, MAIOR

– Pontuação – uso e função da vírgula, aspas, reticências, dois pontos e travessão.

– Parágrafo – construção de diferentes tipos: declaração, definição, contexto histórico,

comparação, citação, exemplificação.

4- ANÁLISE LINGUÍSTICA

I- Morfologia

– Revisão das classes morfológicas com reconhecimento, classificação e função identificando

os efeitos de sentido (artigo, substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio,

preposição, conjunção e interjeição).

II- Sintaxe

– Frase, oração e período

– Concordância verbal e nominal

– Sujeito e predicado – classificação e pontuação.

III- Semântica

– Uso do dicionário

– Efeitos de sentido das classes morfológicas sistematizadas.

IV- Fonologia/Fonética

– Acentuação/tonicidade – regras de acentuação

– Encontros vocálicos e consonantais

– Dígrafos

I UNIDADE

1 – Números e Operações.

 A origem do nosso sistema de numeração.

 Numeração egípcia

 Numeração dos maias

 Numeração romana

 Numeração indo-arábica

 Números naturais (pares, ímpares, antecessor e sucessor)

 O sistema da numeração decimal.

 Ordens e classes

 Valor absoluto e relativo

 Milhares, milhões e bilhões.

 Arredondamento ( milhares)

 Adição e nome dos termos

 Propriedades da adição (Comutativa, Associativa, Elemento Neutro e Fechamento)

 Subtração e nome dos termos

 Situações-problemas envolvendo adição e subtração. (Enviar o material xerografado de

como se resolve uma situação problema).

 Expressões numéricas envolvendo adição e subtração com parênteses.

 Multiplicação e nome dos termos.

 Propriedades da multiplicação ( Comutativa, Associativa, Elemento Neutro, Distributiva

e Fechamento.)

 Multiplicação por 10, 100 e 1000.

 Multiplicação por 10, 100 e 1000 utilizando as medidas de comprimento, capacidade e

massa.

 Expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação envolvendo

parênteses e colchetes.

 Situação-problema envolvendo as expressões numéricas trabalhadas.

 Situação-problema envolvendo adição, subtração e multiplicação.

 Divisão e nome dos termos

 Expressões Numéricas envolvendo as quatro operações com parênteses e colchetes

(Revisando)

 Resolução de problemas envolvendo as quatro operações.

 Divisão com dois números no divisor-

 Arredondamentos (Milhares e Milhões)

 Termos desconhecido-Ênio

 O sistema de numeração decimal.

 Classe dos bilhões.

 As quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

 Situações – problema envolvendo as quatro operações com números naturais e adição

e subtração de números decimais.

 Operações com números racionais e naturais.

 Situações problemas envolvendo as operações estudadas

 Expressão numéricas envolvendo as quatro operações com { [()]}parênteses, colchetes

e chaves.

2.Espaço e Forma

 Poliedros.

 Sólidos Geométricos ( Faces, arestas e vértices)

 Figuras geométricas planas.

 Segmento de reta

 Medindo um segmento de reta

 Reta

 Polígonos.

 Estudando linhas

 Triângulo: os polígonos de três lados.

 Quadriláteros: os polígonos de quatro lados.

 Ângulo ( Classificação)

 Figuras circulares: esfera, círculo e circunferência.

 Raio.

 Diâmetro.

3.Tratamento de Informação

 Gráficos e tabelas.

 Média Aritmética

 Interpretando gráficos e tabelas

 Probabilidade

Possibilidade

II UNIDADE

1– Grandezas e Medidas

(Números e Medidas)

 Medida de comprimento

 (O Sistema Métrico Decimal)

 Medindo superfícies (área)

•Medindo superfícies (cm2, m2, Km2)

•Medindo Volume de um sólido.

•Medindo Capacidade

•Medindo a massa de um corpo.

2.Números e operações (Divisores e múltiplos de um número natural)

•Critérios de divisibilidade por 2,3,4,5,6,7,8,9 e 10.

•Divisores de um número natural.

•Máximo Divisor Comum (MDC pelos divisores Comuns)e Divisões Sucessivas(utilizar números

até 999)

•Números primos e compostos/ Números primos entre si ( Ênio)

•Decomposição em fatores primos (Fatoração).

•Múltiplos de um número natural.

•Mínimo Múltiplo Comum (MMC-menor múltiplo comum)

•Mínimo Múltiplo Comum ( Decomposição Simultânea em fatores primos)

Potenciação

3.Tratamento de Informação

•Gráficos

•Tabela

•Probabilidade

•Possibilidade

•Média Aritmética.

III UNIDADE

1 – Números Fracionários.

•Fração de um todo.

•Os termos de fração (Numerador e Denominador)

•Leitura e escrita de frações.

•Frações de uma quantidade.

•Frações próprias, impróprias e aparentes.(Atividade xerografada)

•Comparando frações

•Números Mistos

•Adição e subtração com o mesmo denominador (Revisão)

•Frações e medidas.

•Frações equivalentes.

•Simplificação de fração.

•Frações e porcentagem.

•Fazendo o cálculo de porcentagem.

•As frações e a probabilidade. •Redução de fração ao mesmo denominador.

•Adição e Subtração de fração com o mesmo denominador. ( Revisão)

•Adição e subtração de frações com denominadores diferentes ( Utilizando a equivalência e

pela decomposição simultânea- MMC)

•Multiplicação de frações

•Divisão de frações

•Expressões numéricas envolvendo frações.

•Situações-problemas envolvendo frações e porcentagens.

•Operações com frações envolvendo as quatro operações. (denominadores diferentes).

•Simplificação de frações

•Expressões Numéricas envolvendo as operações com frações e { [ ( ) ] }.

2.Números Decimais

•Representação decimal de números maiores que 1 inteiro.

•Números com vírgula: parte inteira, décimos, centésimos e milésimos.

•Novas ordens no sistema de numeração decimal.

•Comparação de números decimas.

•Adição e Subtração com decimais.

•Situações-problemas envolvendo adição e subtração de números decimais.

•Expressões Numéricas envolvendo números decimais (adição e subtração) com parênteses e

colchetes.

•Multiplicação de um número natural por um número decimal e multiplicação de um número

decimal por um número decimal.

•Multiplicação com decimais. (10, 100, 1000); deslocando a vírgula.

•Divisão com números decimais por 10 ,100 e1000,deslocando a vírgula.

•Os números decimais e a porcentagem.

•Expressões numéricas com números decimais envolvendo as quatro operações e { [ ( ) ] }.

•Situações problemas envolvendo operações com números decimais.

I UNIDADE

 Conceito de História

 .

 História de vida do aluno

 Teorias do surgimento da Terra.

 As fases geológicas da Terra.

 Continente que apareceram nossos ancestrais.

– As grandes navegações

– A viagem de Colombo

– A chegada de Colombo à América

– A esquadra portuguesa

 Os primeiros povoadores do Território Brasileiro

– Os primitivos habitantes (organização social, familiar e ocupações)

– Os indígenas hoje

 Pré-História

-Período Paleolítico (Período da Pedra Lascada).

-Período Neolítico (Período da Pedra Polida).

-Idade dos Metais

 Tempo da História

 -Idade Antiga Idade Média

– América: Maias, Astecas e Incas.

 Idade Moderna (Mercantilismo)

 Renascimento (Humanismo)

 As grandes navegações

 Idade Contemporânea

II UNIDADE

 A dominação portuguesa no Brasil.

– Expedições coloniais

– Capitanias hereditárias

 Governo Geral

 África: Berço da Humanidade

– A viagem dos negros africanos ao Brasil

– O trabalho escravo

– O Quilombo dos Palmares

– A influência africana no Brasil

 Exploração do território brasileiro

– Invasões holandesas

– O governo de Nassau

– Insurreição pernambucana

– Entradas e Bandeiras

 O Rio de Janeiro da Família Real.

 Movimentos revolucionários: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, dos

Mascates, Revolta de Felipe dos Santos, Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

 Independência do Brasil.

III UNIDADE

 O Brasil Imperial

– Primeiro Reinado

– As regências

– Segundo Reinado

– Guerra do Paraguai

– Café

– Abolição da Escravatura

 Brasil República

– Proclamação da República

– República Velha

– Era Vargas

– Estado Novo

– Governos Democráticos

– Governos Militares (1964 a 1985)

 O Brasil na virada do século.

– Nova República

– Direito ao voto

– Lula Presidente

– Organização política do Brasil

I UNIDADE

 O que é Geografia?

 Que mundo é esse?

– A representação da Terra

– Os movimentos da Terra

 Conhecendo um mapa.

– Tipos de mapa (cartografia)

 O continente americano

– América do Sul

– Paisagens e culturas diferentes

– O Brasil na América do Sul

 O Brasil

– Divisões regionais

– Governo

 A formação do povo brasileiro

– Os indígenas

– Os africanos (continente, países, contribuições culturais)

– Os imigrantes

 Projeto Brasil e suas regiões

II UNIDADE

Movimentos migratórios

– Migrações internas

– Emigração

Demografia

– O crescimento da população

– Menos nascimentos e mais idosos

Clima e vegetação

Relevo do Brasil

– A altitude

– O relevo e o clima

– Fenômenos da natureza (vulcanismo, terremoto e maremoto)

Rios e Bacias hidrográficas

Projeto Brasil e suas regiões

III UNIDADE

 Região Norte:

– Presença indígena na Região Norte.

-Floresta Amazônica (riquezas e exploração).

– Estados, clima e atividades econômicas

 Região Nordeste

– A seca

– Migração

– Sub-regiões

– Estados, clima e atividades econômicas

 Região Centro-Oeste:

– O Pantanal (reserva ambiental).

– Povoamento

– Estados, clima e atividades econômicas

 Região Sul:

– Estados, clima e atividades econômicas

 Região Sudeste:

– Estados, clima e atividades econômicas

 Projeto Brasil e suas regiões

I UNIDADE

 Countries and nationalities

 School subjects

 Preposition ( ON / AT)

 WH- questions

 Green activities

 Giving Commands

Book: Unit 1, Unit 2 and Unit 3

II UNIDADE

 Routine

 Preposition (AT/IN/ON)

 Simple Present

 Meals and food

 Numbers 10 – 100

 Time

 Adverbs: (Always/ usually / sometimes/ never)

 Days of week

 Vocabulary activities

Book: Unit 4, Unit 5 and Unit 6

III UNIDADE

 Clothes

 Adjetives

 Demonstrative Pronouns

 Personal Information

 Vocabulary (Review)

Book: Unit 7, Unit 8