3º ano Ensino Fundamental


PORTUGUÊS

I UNIDADE

ORALIDADE

  • Poema: Recitar

2- PRODUÇÃO DE LEITURA 

  • Poema
  • Autobiografia
  • Linguagem verbal e não verbal.
  • Parágrafo (Identificação)
  • Livros da ciranda

 

3- PRODUÇÃO DE TEXTO

  • Poema
  • Autobiografia
  • Livro ATA (Produções livres)
  • Livro de poemas e autobiografias.

 

ORTOGRAFIA

  • Uso das letras c/g – f/v – v/d – d/t (Revisão)
  • Emprego de M antes de p e b.
  • Emprego das letra G e J.
  • Emprego das letras O e E no final das palavras.
  • Emprego de as/az, es/ez, is/iz, os/oz, us/uz. (Revisão)
  • Emprego do qua, que, qui (Revisão)
  • Emprego do gua, gue,gui (Revisão)

 

4- ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA

 

            MORFOLOGIA

  • Substantivo próprio, comum, simples e composto.
  • O pronome – pessoal do caso reto e de tratamento (Como substituição do substantivo)
  • Verbo modo indicativo simples (Identificação da ação)

 

   SINTAXE

  • Concordância nominal simples (substantivo e adjetivo)

 

SEMÂNTICA

  • O uso do dicionário / ordem alfabética.
  • Sinonímia e antonímia

 

SISTEMATIZAÇÃO LINGUÍSTICA

 

FONOLOGIA E FONÉTICA

  • Letra e sílaba (separação, classificação) e palavra.
  • Encontro vocálico (Não aprofundar)
  • Dígrafo (Não aprofundar)

 

       PROJETOS

  • Ciranda de livros
  • Salvador é no Pelô.

 

 II UNIDADE

 

1-     ORALIDADE

  • Fábula: Reconto.

 

2-     PRODUÇÃO DE LEITURA

  • Fábula .
  • Receita .
  • Livros da ciranda

 

3-     PRODUÇÃO DE TEXTO

  • Fábula .
  • Receita .
  • Livro ATA (Produções livres)

 

ORTOGRAFIA

  • Emprego do al/au,el/eu,il/iu,ol/ou.

(l ou u em final de palavras).

  • Emprego das letras c/ç
  • Emprego de AM e ÃO (Introdução)
  • Uso do r e rr
  • Ce, ci
  • Uso do s, ss, sc
  • Uso do ns
  • Emprego do r entre vogais
  • Pontuação: reticências, dois pontos, travessão, interrogação e exclamação.

4- ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA

 

      MORFOLOGIA

  • Masculino e feminino (Revisão)
  • Singular e plural (Revisão)
  • Adjetivo: flexão de gênero e número.
  • Artigo: definido e indefinido, flexão de gênero e número.
  • O numeral (ordinal e cardinal/ flexão gênero e número)
  • Interjeição/Onomatopeia

 

SINTAXE

  • Concordância nominal simples (substantivo, artigo e adjetivo)

 

SEMÂNTICA

  • O uso do dicionário

 

SISTEMATIZAÇÃO LINGUÍSTICA

 

FONOLOGIA E FONÉTICA

  • Encontro consonantal
  • Acentuação – Acentos agudos e circunflexo (Sem menção às regras de acentuação)

 

PROJETOS

  • Ciranda de livros
  • Horta
  • Salvador é no Pelô.
  • Semana literária

 

III UNIDADE

– ORALIDADE

  • Apresentação de notícias através de um jornal falado.

2- PRODUÇÃO DE LEITURA

  • Carta Pessoal
  • Notícia
  • Paragrafação (Organização do parágrafo)

3- PRODUÇÃO DE TEXTO

  • Carta Pessoal (SD)
  • Notícia (VU)
  • Paragrafação (Construção do parágrafo)
  • Livro ATA (Produções livres)

 

ORTOGRAFIA

  • Lha,/lho, lia/lio e lhi/li
  • Emprego das letras s e z.
  • Emprego de ês e êsa
  • Emprego do am/ ão (Tempo verbal)
  • Emprego dos sons nasais: m, n, til (~)
    • Letra h
    • Uso do x e ch
    • Emprego de ar,er,ir,or,ur

 

4- ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA

 

      MORFOLOGIA

  • Substantivo primitivo e derivado
  • Aumentativo e diminutivo (Revisão)
  • Verbo modo indicativo simples

(presente, pretérito e futuro).

 

         SINTAXE

  • Frase (Tipos)
  • Concordância verbal simples

 

SEMÂNTICA

  • O uso do dicionário

 

 

SISTEMATIZAÇÃO LINGUISTICA

 

FONOLOGIA E FONÉTICA

  • Sílaba Tônica (Antepenúltima; Penúltima e Última).

 

5- PROJETOS

  • Ciranda de livros

 

MATEMÁTICA

I UNIDADE

*Números e Operações

 

– Construção da ideia de número.

– Sistema de numeração: unidade e dezena.

– Ordem e classe.

 

– Sistema de numeração romano.     (Apostila complementar)

– Adição com e sem reagrupamento.

– Subtração com e sem reagrupamento.

– Sistema de numeração: centena e unidade de milhar.

– Sequência numérica: ontem, hoje, amanhã; sucessor e antecessor; “maior que” e “menor que”; par ou ímpar; outras formas de indicar quantidades.

– Cálculo por meio de estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais.

 

* Grandezas e Medidas

 

– Medidas não padronizadas: palmo, pé, passo.

– Medidas de comprimento: metro, centímetros, milímetros.

– Sistema monetário brasileiro.

 

 

* Espaço e Forma

– Sólidos Geométricos: faces, arestas e vértices.

 

* Tratamento de Informações

 

– Gráficos

– Tabelas

– Tabulação

– Malha Quadriculada

 

II UNIDADE

Números e Operações

 

– Sistema de numeração: centena e unidade de milhar.

– Adição e subtração com reagrupamento.

– Operação inversa da adição e subtração (utilizar a prova real para conferir o resultado das operações)

– Multiplicação sem reagrupamento.

– Proporção

– Ideia combinatória

 

* Grandezas e Medidas

-Medidas de massa: quilograma, grama.

– Sistema monetário brasileiro.

 

* Espaço e Forma

– Sólidos Geométricos: percepção de semelhanças e diferenças entre eles.

–Figuras Geométricas planas: quadrado, triângulos, círculos, retângulos.

– Vista superior (trabalhar em parceria com Geografia)

 

            * Tratamento de Informações

 

– Gráficos

– Tabelas

– Malha

 

III UNIDADE

* Números e Operações

– Sistema de numeração: centena e unidade de milhar.

(Complementar com xerografados de unidades de milhar)

– Adição e subtração com reagrupamento.

– Multiplicação com reagrupamento.

– Divisão exata e não exata.

– Noção de fração (metade e terça parte).

– Situações problema envolvendo as quatro operações.

– Medidas de tempo: leitura de horas, relação entre unidades de tempo (horas, minutos, segundos).

– Calendário (dia, semana, mês e ano).

 

 

* Grandezas e Medidas

– Medidas de capacidade: litro, mililitro.

– Sistema monetário brasileiro.

 

* Espaço e Forma

– Figuras bidimensionais e tridimensionais.

– Reprodução de figuras geométricas e mosaicos.

 

* Tratamento de Informações

– Gráficos

– Tabelas

GEOGRAFIA

 

I UNIDADE

1- Lugares do dia a dia

1.1 – Você e suas experiências com os lugares:

3- Paisagem natural e humanizada;

1.2 – Você observa os lugares;

2- Experiência e observação dos lugares;

3- Tipos de paisagens;

3.1- Paisagem natural e humanizada;

4- Introdução aos meios de orientação e localização;

4.1 Como os povos antigos se orientavam;

4.2 – Bússola

4.3 – Pontos Cardeais

4.4 – Rosa dos ventos, mapas e plantas;

 

 II UNIDADE

 

 1- Apresentação da nossa cidade : Salvador

2- Áreas centrais e periféricas de Salvador;

3- Tipos de bairros que formam nossa cidade: residencial, comercial, industrial, misto(conceito e localização).

Salvador ( Pelourinho, Liberdade, Curuzu) . Localização e aspectos culturais.

4- Noções de formas de relevo terrestre e o relevo da nossa cidade;

5- Oceano Atlântico (Localização e a importância econômica para Salvador);

6- Rios (conceito, partes, importância, economia e formas de preservação)

7- Abastecimento de água em Salvador;

8- Rios da nossa cidade: Cobre, Trobogy, Jaguaribe, Camurugipe, Joanes e Paraguaçu.

9- O clima e a vegetação

Salvador e a intervenção da ação humana.

 

 III UNIDADE

1 – Evolução dos meios de transporte.

2 – Os meios de transporte atuais.

3 – Evolução dos meios de comunicação atuais.

4 – Data comemorativa: Independência do Brasil.

5- Os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

6- Direitos e deveres do cidadão.

7- Serviços Públicos.

8- Lideranças políticas.

 

 

HISTÓRIA

I UNIDADE

 

* O CARNAVAL

1- História do Colégio Sacramentinas (03 de março).

2Família – Escola-Comunidade (identidade)

3 – Documentos (importância e tipos de registros da história de vida).

4 – Os registros e seus tempos.

5- 29 de março – Fundação da Cidade de Salvador.

6- Projeto Salvador no Pelô (Conhecendo os pontos turísticos do Pelourinho.

7- O local em que vivemos.

8- Avida dos povos indígenas , direitos e cultura.

9.-O trabalho e o trabalhador.

10- Naturalidade “Salvador” e Nacionalidade Brasileira.

II UNIDADE

 

II UNIDADE

 

 

 

 

1 – O nascimento da cidade de Salvador (Início do povoamento até o surgimento da capital).

2– Evolução urbana (Características sócio culturais da cidade – ritmo, penteados, vestimentas, culinária e festas populares).

3 – Símbolos municipais (Hino e Bandeira de Salvador).

4. – Salvador: história e evolução da cidade.

5.África: Influência e cultura.

6-Folclore.

 

III UNIDADE

 

 

 

 

1- Evolução dos meios de transporte.

 

2 – Os meios de transporte atuais.

 

3 – Evolução dos meios de comunicação atuais.

 

4 – Data comemorativa: Independência do Brasil.

 

5-Os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

6-Direitos e deveres do cidadão.

 

7-Serviços Públicos.

 

8-Lideranças políticas.

 

 

</div>
</div>
<div></div>

<div style=”margin: 0px 0px 0px 0px;”>
<div style=”margin-bottom: 0px;”><input style=”width: auto; font-size: 12px; margin: 0px; padding: 0px;” onclick=”if (this.parentNode.parentNode.getElementsByTagName(‘div’)[1].getElementsByTagName(‘div’)[0].style.display != ”) { this.parentNode.parentNode.getElementsByTagName(‘div’)[1].getElementsByTagName(‘div’)[0].style.display = ”;this.innerText = ”; this.value = ‘Fundamental’; } else { this.parentNode.parentNode.getElementsByTagName(‘div’)[1].getElementsByTagName(‘div’)[0].style.display = ‘none’; this.innerText = ”; this.value = ‘Fundamental’; }” type=”button” value=”inglês” /></div>
<div style=”margin: 0px; padding: 0px; border: 0px inset;”>
<div style=”display: none;”>

I UNIDADE

 

 

  • Feelings and emotions
  • Parts of the house
  • Furniture and appliances
  • There is/ there are
  • Places around town
  • Prepositions
  • Book: Unit 1, Unit 2 and Unit 3

 

II UNIDADE

 

 

 

 

  • Numbers 1 to 20
  • Farm animals
  • Adjectives
  • Alphabet letters

 

Book: Unit 4, Unit 5 and Unit 6

 

III UNIDADE

 

 

 

 

 

  • Occupations
  • Means of transportation

 

Book: Unit 7, Unit 8

 

 

</div>
</div>
<div></div>

<div style=”margin: 0px 0px 0px 0px;”>
<div style=”margin-bottom: 0px;”><input style=”width: auto; font-size: 12px; margin: 0px; padding: 0px;” onclick=”if (this.parentNode.parentNode.getElementsByTagName(‘div’)[1].getElementsByTagName(‘div’)[0].style.display != ”) { this.parentNode.parentNode.getElementsByTagName(‘div’)[1].getElementsByTagName(‘div’)[0].style.display = ”;this.innerText = ”; this.value = ‘Fundamental’; } else { this.parentNode.parentNode.getElementsByTagName(‘div’)[1].getElementsByTagName(‘div’)[0].style.display = ‘none’; this.innerText = ”; this.value = ‘Fundamental’; }” type=”button” value=”CIÊNCIAS” /></div>
<div style=”margin: 0px; padding: 0px; border: 0px inset;”>
<div style=”display: none;”>

 

 

I UNIDADE

 

 

 

1-O corpo humano

– As partes do corpo humano (face, crânio, tórax, abdome, membros superiores e membros inferiores).

– Os movimentos do corpo humano (ossos, músculos e articulações)

– Os órgãos dos sentidos e suas funções.

*Cuidando do próprio corpo

2- A alimentação

– O ambiente e a saúde (produtos industrializados e naturais)

– Prevenção de acidentes e primeiros socorros.

– Doenças: contagiosas e não- contagiosas

– Vacinas

II UNIDADE

 

 

 

 

 

1-Os componentes do ambiente necessários para a existência da vida:

 

  • Ar
  • Água
  • Solo
  • Luz e calor

 

2- A decomposição da matéria

3- Os materiais e a poluição (reconhecimento e  solução)

4- Conservação do ambiente (O que fazer?)

Importância para a saúde das pessoas)

5- Poluição da água, do ar  e do solo.

6- Doenças causadas pela poluição.

7- *Os seres vivos

– Os seres vivos no ambiente (elementos necessários à vida)

8- *Os vegetais

– Os vegetais e o ambiente (os vegetais que podem ser encontrados no solo, rios e mares)

– A estrutura de um vegetal: raiz, caule, folha, flor e frutos.

– Função de cada parte da planta.

– A importância dos vegetais para os seres vivos na medicina, ornamentação e beleza.

– A importância dos vegetais para o equilíbrio ambiental.

 

 

III UNIDADE

 

 

 

 

 

1- *Os animais

– Classificação (vertebrados e invertebrados)

– Características dos animais

– Locomoção

– Animais ameaçados de extinção

– Projetos já existentes que cuidam da preservação dos animais

2 – Planeta  Terra:

Uma parte muito pequena.

*Astros

*Planetas

*Satélites

*Estrelas

*Sistema Solar

*Galáxias

*Universo