2º ano Ensino Fundamental


I UNIDADE

1. ORALIDADE

• Textos narrativos: recontos de contos lidos nos livros da ciranda.

2. PRODUÇÃO DE LEITURA

• Lista;
• Convite;
• Bilhete;
• Prosa narrativa de ficção (contos de fada);
• Textos narrativos diversos (contos, conto acumulativo, diário pessoal, etc);
• Parágrafo (reconhecimento).

3. PRODUÇÃO DE TEXTO

• Lista (VU);
• Convite (VU / FS);
• Construção de frases;
• Construção de respostas completas;
• Segmentação do texto;
• Produções livres: Livro ATA;

3.1. ORTOGRAFIA (regularidades da língua):
o Uso das letras: d/t; f/v; m/n; p/b; g/j;
o Letra maiúscula e letra minúscula;
o Emprego da cedilha;
o Sinais de pontuação (ponto de exclamação e de interrogação e seus efeitos de sentido).

4. ANÁLISE LINGUÍSTICA

I- FONOLOGIA E FONÉTICA
• Alfabeto: consoantes e vogais;
• Ordem alfabética;
• Letra e sílaba – formação de palavras e separação.

II- MORFOLOGIA
• Substantivo – reconhecimento e flexão em gênero e número.

III- SINTAXE
• Concordância nominal simples (artigo, substantivo, adjetivo).

IV- SEMÂNTICA
• Sinonímia;
• O uso do dicionário (introdução).

5. PROJETOS DA UNIDADE
• Ciranda de livros;
• Leitura em voz alta;
• Identidade (História e Geografia);
• Horta.

1. ORALIDADE
• Textos narrativos: recontos e / ou crítica de livros da ciranda.

2. PRODUÇÃO DE LEITURA

• Prosa narrativa de ficção (contos de fada);
• Textos narrativos diversos (imagens, contos, notícias, lendas, críticas de livros etc.);
• Parágrafo (reconhecimento, enumeração, características de acordo com o gênero textual trabalhado);
• Texto instrucional.

3. PRODUÇÃO DE TEXTO

• Texto instrucional (VU / FS);
• Contos de fada (Introdução: SD):
o Transcrição de quadrinhos para prosa;
o Produção da introdução do conto de fada (parágrafo);
• Críticas de livros;
• Construção de respostas completas;
• Produções livres: Livro ATA;
• Ortografia (regularidades da língua):
o Uso do R / RR;
o Uso do H (H inicial, LH, NH, CH);
o Sinais de pontuação – exclamação, interrogação, ponto final, dois pontos, travessão, reticências (trabalhar seus efeitos de sentido);
o Discurso direto – uso do travessão como marca dialogal.

4. ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA (CONTEXTUALIZAÇÃO)

I- FONOLOGIA E FONÉTICA
• Letra e sílaba – separação.

II- MORFOLOGIA
• Substantivo – próprio e comum;
• Adjetivo (reconhecimento);

III- SINTAXE
• Concordância nominal simples (artigo, substantivo, adjetivo).

IV- SEMÂNTICA
• Sinonímia e antonímia;
• O uso do dicionário (ordem dos verbetes);
• Tipos de frase: exclamativa, interrogativa, negativa, afirmativa (reconhecimento).

V. PROJETOS DA UNIDADE
• Ciranda de livros;
• Leitura em voz alta;
• Contos de fada.

1. ORALIDADE
• Leituras de produções livres (livro ATA).
2. PRODUÇÃO DE LEITURA
• Prosa narrativa de ficção (contos de fada);
• Textos narrativos diversos (imagens, contos, notícias, lendas, críticas de livros etc.);
• Parágrafo (reconhecimento, enumeração, características de acordo com o gênero textual trabalhado);
• Poema.
3. PRODUÇÃO DE TEXTO
• Contos de fada (SD):
o Transcrição de quadrinhos para prosa;
o Produção de recontos ou partes de contos – início, meio ou fim;
o Produção a partir de roteiro;
o Segmentação do texto (parágrafos);
• Críticas de livros;
• Construção de respostas completas;
• Produções livres: Livro ATA;
• Ortografia (regularidades da língua):
o Emprego do C, G, Q;
o Emprego das letras L, S e X;
o Nasalização (m, n, til);
o Sinais de pontuação – exclamação, interrogação, ponto final, dois pontos, travessão, reticências, vírgula (para separar palavras coordenadas);
o Discurso direto – uso do travessão como marca dialogal;
o Acentuação (reconhecimento do acento agudo e do acento circunflexo).
4. ANÁLISE LINGUÍSTICA
I- FONOLOGIA E FONÉTICA
• Letra e sílaba – separação.
II- MORFOLOGIA
• Substantivo – próprio e comum;
• Masculino e feminino;
• Singular e plural;
• Aumentativo e diminutivo;
• Adjetivo (reconhecimento);
• Noção de verbo: passado, presente e futuro (oralidade e atividades / não será cobrado).
III- SINTAXE
• Concordância nominal simples (artigo, substantivo, adjetivo);
• Concordância verbal simples (substantivo, verbo);
• Frases simples – reconhecimento e construção.
IV- SEMÂNTICA
• Sinonímia e antonímia;
• O uso do dicionário.
5. PROJETOS DA UNIDADE
• Ciranda de livros;
• Leitura em voz alta;
• Contos de fada.

I UNIDADE

NÚMEROS E OPERAÇÕES:
Classificação, seriação, ordem e inclusão de classe.
Números e outros códigos (símbolos do dia-a-dia).
Os números de 1 a 99
Sequência dos números até 99.
Leitura e escrita de numerais até 99.
Antecessor e sucessor; maior e menor.
Números ordinais (1º até 20º).
Adição: ideia de juntar / acrescentar.
Nomes dos termos da adição (parcelas, soma ou total).
Dezena (agrupamento de 10).
Dezena e Unidade (Composição e decomposição).
Quadro Valor de Lugar (valor posicional).
Adição sem reagrupamento: Problemas envolvendo adição. Ampliar o vocabulário matemático referente à adição.
Subtração sem reagrupamento: ideia de tirar e comparar.

ESPAÇO E FORMA:

Linhas retas e curvas, verticais, horizontais, inclinadas e paralelas.
Formas geométricas planas.

MEDIDAS E GRANDEZAS:

Medidas de tempo (calendário: ano, mês, semana, dia).
Sistema monetário moedas e cédulas

NÚMEROS E OPERAÇÕES:
Subtração sem reagrupamento: ideia de tirar e comparar.
Nomes dos termos da subtração (minuendo, subtraendo, resto ou diferença).
Adição e subtração sem reagrupamento.
Adição com reagrupamento.
Subtração sem reagrupamento: resolver problemas envolvendo subtração.
Centena composição e decomposição de números até 499 (leitura e escrita)
Nomes dos termos da adição (parcela, soma ou total).
Escrita e sequência de numerais até 499.
Números Pares e Ímpares até 20.
Subtração com reagrupamento: resolver problemas envolvendo subtração.
Ampliar o vocabulário matemática referente à subtração.

ESPAÇO E FORMA:

Sólidos geométricos (paralelepípedo, cubo, esfera, prisma e cone, cilindro).
Arestas, faces e vértices (identificação).
Simetria.

MEDIDAS E GRANDEZAS:

Medidas de tempo: hora inteira e meia hora.
Medidas de comprimento padronizadas (metro) e não padronizadas (palmos, passos, polegadas).
Objetos utilizados para medir comprimento (régua, metro, trena)

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:

Coleta de dados e organização de informações; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

NÚMEROS E OPERAÇÕES:
Dúzia e meia dúzia/ dezena e meia dezena
Números pares e ímpares (até 99).
Adição e subtração sem reagrupamento, envolvendo centena.
Adição e subtração com reagrupamento, sem envolver centena.
Noção de Multiplicação como adição de parcelas iguais.
Dobro e triplo.
Multiplicação: ideia de combinação e proporcionalidade.
Divisão: a ideia de repartir em partes iguais e a ideia de metade.
A ideia de meio e metade.

ESPAÇO E FORMA:

Figuras geométricas planas e sólidos geométricos.
Vista Superior (objeto visto de cima).

MEDIDAS E GRANDEZAS:
Medidas de massa (quilograma).
Medidas de capacidade (litro).
Sistema monetário.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:

Coleta de dados; organização de informações; leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

1.0-Viver em grupo – relações interpessoais estabelecidas nas diversas instituições sociais.
– Objetivos do grupo
– Regras do grupo
– Grupo familiar
– O trabalho infantil
– A brincadeira como um direito.
-Direitos e deveres da criança (convivência em grupo).
2.0-Geografia
– Objeto de estudo da Geografia: paisagens, relações entre a sociedade e a natureza, e as mudanças realizadas pelas sociedades estabelecendo novos valores sociais, criando novos espaços geográficos
3.0 – Moradias
As moradias e a paisagem
– Influências étnicas na organização / construção das moradias.

1.0 A importância das moradias;
– Casas no campo e na cidade.
2.0 A ocupação do espaço urbano.
O direito à moradia.
4.0- Construção das moradias;
– Recursos naturais utilizados como materiais na construção de moradias;
– Diferentes maneiras de observar uma moradia: visão frontal, vertical e oblíqua
.5,0 As escolas na paisagem;
– Escola em diferentes lugares (rural, urbana e indígena);
6.0 Dependências da escola;

1.0-Planta da escola; legenda.
2.0-As paisagens dos bairros (ruas, praças…);
-Espaços dos bairros;
-Espaços públicos:
-Ocupação dos bairros;
3.0- Os serviços públicos dos bairros em especial o bairro da escola.
4.0- Os meios de transportes no bairro.
5.0- Os sinais de trânsito.

I UNIDADE
1.0 VIAGEM PELO CÉU
O espaço celeste.
Nosso planeta.
As estrelas.
O sol
A lua

2.0- AMBIENTES DO PLANETA TERRA
Ambientes da terra.
Tipos de ambiente.
As características dos ambientes.
A intervenção do ser humano no ambiente.
3.0- O MUNDO DAS PLANTAS
As plantas têm vida.
Cada planta no seu lugar.
Presença das plantas em nossa vida.

1.0- DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS?
Os objetos e suas utilidades.
Os objetos e seus materiais.
A madeira e a borracha.
O tempo dos materiais.

2.0- DIMINUINDO OS RESIDUOS SÓLIDOS.
Lixo ou resíduo sólido?
Quanto resíduo sólido.
O destino dos resíduos sólidos.
Reutilizar, reciclar, reduzir e repensar.
A importância de separar os resíduos sólidos.

3.0- NÓS, SERES VIVOS
Seres vivos
Seres humanos e outros animais.
Vamos falar um pouco mais sobre nós.
O tempo passa.
Uma questão de respeito!

4.0- CUIDADOS COM A SAÚDE

A saúde do corpo.
Outros cuidados que podemos ter.
Para manter a saúde.

1.0 CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO

Raspando o prato
Preparando as refeições.

2.0 – O MUNDO DOS ANIMAIS.
A moradia dos animais
O corpo dos animais.
A alimentação dos animais.
Jeitos de se locomover.

I UNIDADE

• Greetings
• Family
• Weather Conditions
• Seasons of the years
• Color
• School Objects

Book: Unit 1, Unit 2 and Unit 3
Apostila: Colors

• Numbers 1 to 10
• Animals
• To can
• Games
• Toys

Book: Unit 4, Unit 5 and Unit 6

• Parts of the body
• Food
• I like / I don´t like
• To have ( introdução)

Book: Unit 7, Unit 8