1º ano Ensino Fundamental


I UNIDADE

PROJETO: BRINCAR E DESCOBRIR.
-Casa

-Tipos de moradia

-Onde você mora

-Cômodos

-Caminho de casa para escola

-Sala de aula

-Escola/Endereço e bairro

PROJETO:ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

-Localização da horta;

-Organização das leiras;

-Comparação entre horta, pomar e jardim;

PROJETO: CONTOS DAQUI E DE LÁ

-Mapa /localização da África.

-Elementos que compõem a paisagem:

*Tipo de vegetação
*solo

-Paisagens diferentes.
– Baobá
-Paisagem
-Habitação
II UNIDADE

PROJETO:ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

-Localização da horta;

-Organização das leiras;

-Comparação entre horta, pomar e jardim;

III UNIDADE

PROJETO: CONTOS DAQUI E DE LÁ

-Mapa /localização da África.

-Elementos que compõem a paisagem:

*Tipo de vegetação

*solo

-Paisagens diferentes.

– Baobá

-Paisagem

-Habitação

I UNIDADE

*Números e operações:

-Noção de grandeza, direção, sentido, posição, correspondência e contagem.

-Classificação, sequência e seriação.

– Letras, números e outros códigos.

-História dos números.

-Números na vida prática.

– Trabalhando com a calculadora.

*Resolução de Problemas:

-Resolução de situação problema de adição e subtração com ou sem o uso do algoritmo,

relacionadas ao Projeto.

*Espaço e forma:

-Orientação espacial

esquerda, direita, ao lado, embaixo, em cima, sobre, sob, etc.)

-Formas geométricas planas.

-Linhas (curva, reta, aberta, fechada)

*Grandezas e medidas:

Medidas de tempo (calendário)

*Tratamento da informação:

-Organização, construção e interpretação de gráficos e tabelas.

– Projeto: minhas coleções

II UNIDADE

*Números e operações:

-Sistema de numeração (unidade e dezena).

-Ordem crescente e decrescente até 10.

-Agrupamentos com 2,3,4 e 5 elementos

-Inclusão de classes.

-Igual e diferente.

-Números pares e ímpares.

– Material dourado.

-Adição simples.

*Resolução de Problemas:

-Elaboração e resolução de problemas relacionados ao projeto.

*Espaço e forma:

-Geometria – formas básicas

(quadrado, retângulo circulo triângulo).

*Grandezas e medidas:

–Medida de tempo (horas exatas, dia e noite)

Unidades básicas de medidas

( projeto horta, elaboração do cardápio).

*Tratamento da informação:

-Tabelas e gráficos

III UNIDADE

*Números e operações:

-Ampliação do sistema de numeração (Unidade e Dezena).

-Escrita de numerais até 100, por extenso e algarismo.

-Adição simples com conta armada.

-Subtração simples, com conta armada.

-Ordem crescente e decrescente até 50.

-Agrupamento de 5 em 5 e em 10 em 10.

– Antecessor e sucessor de um número.

*Resolução de Problemas:

-Resolução de situação problema referente ao projeto.

*Espaço e forma:

-Sólidos Geométricos.

Grandezas e medidas:

-Sistema monetário brasileiro (moedas e cédulas).

*Tratamento da informação:

-Tabelas e gráficos

I UNIDADE

ORALIDADE

– Relatos de experiências e narração oral de fatos em sequência temporal

– Elementos incentivadores do cotidiano: Pedir licença, regras para o diálogo, esperar sua vez

para falar, dar recados, fazer convite, argumentação.

– Interpretação e compreensão oral de textos

– Recado – relato (VU)

PRODUÇÃO DE LEITURA

– Listas – texto de exposição

– Leitura de imagem

– Relação oral/escrita

– Desenhos e símbolos como forma de representação

– Bilhete (estrutura)

– Parlendas /Poemas / Quadrinhas

PRODUÇÃO TEXTUAL

– Identificação pessoal (nome e sobrenome)

– Produção textual (escrita espontânea de palavras em listas diversas)

– Produção de frases

– Paragrafação

– Listas (SD)

-Escrita de diferentes tipos de lista

– Anúncio – cartaz (venda do brinquedo)

ANÁLISE LINGUÍSTICA

Morfologia:

– Alfabeto maiúsculo/minúsculo

– Letra maiúscula (utilização nos nomes próprios)

Sistematização Linguística: Fonologia

– Encontros vocálicos

– O uso do Til, sílabas nasaladas

– Coordenadas silábicas (f, j, m, n, v, z)

II UNIDADE

ORALIDADE

– Relatos de fatos e ideias com sequência temporal

– Narrativas – Conto acumulativo

PRODUÇÃO DE LEITURA

(Projeto Leitura em voz alta)

– Texto instrucional – Receita (VU)

– Leitura de trava-língua e adivinhas

– Leitura com entonação em (pontuação e sinais gráficos)

PRODUÇÃO TEXTUAL

– Legibilidade da letra cursiva (maiúscula e minúscula)

– Transcrição de pequenos textos (receitas)

– Direção e espaçamento entre palavras.

– Bilhete (SD), com função social (FS)

– Convite (estrutura)

ANÁLISE LINGUÍSTICA

Morfologia:

– Gênero do substantivo (apenas a noção de concordância nominal)

Ortografia:

– Pontuação (ponto final, interrogação, exclamação e dois pontos

Sistematização Linguística:

Fonologia

– Coordenadas silábicas (h, b, c, p, d, t, g, q, k, w, y) apenas os sons regulares.

– Consoantes K, W e Y

III UNIDADE

ORALIDADE

– Contos indígenas e africanos – Reconto (SD)

– Exposição oral de livros da Ciranda de leitura

– Leitura em Voz Alta

– Significado de palavras

PRODUÇÃO DE LEITURA

– Leitura de frases e pequenos textos informativos sobre lendas

– Leitura de imagens sobre contos africanos e indígenas

– Leitura em voz alta (fichas, contos, ciranda)

– Fábulas

PRODUÇÃO TEXTUAL

– Produção e reprodução coletiva de lendas;

– Produção coletiva/individual/

– Reescrita

– Listas (revisão)

– Significado de palavras (Dicionário da vida)

ANÁLISE LINGUÍSTICA

Morfologia:

– Gênero do Substantivo ( noção de singular e plural – o uso do s no final da palavra)

Ortografia:

– Pontuação e sinais gráficos

– Direção da Escrita

– Espaçamento entre palavras

– Margem (reconhecimento do Parágrafo)

Sistematização Linguística:

Fonologia

– Sílabas simples e complexas (construção e separação de sílabas)

– Coordenadas silábicas (ch. lh. nh, rr, ss, g e x)

-Sons irregulares do: (c, gu, s, l, m)

I UNIDADE

Projeto: BRINCAR E DESCOBRIR.

-Nome, sobrenome.

-Relação entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

-Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do

passado.

– Identificação do patrimônio cultural de seu grupo social e interesse por conhecer diferentes

formas de expressão cultural.

-Eu e minha convivência (família, colega, amigo e escola)

– Cultura indígena ( data comemorativa)

II UNIDADE

*Projeto Alimentação Saudável.

-Profissões de ontem e de hoje

-Profissionais e os instrumentos necessários para o trabalho (horta)

-Valorização do trabalho do profissional da horta

-Casas comerciais que vendem produtos da horta.

-Datas comemorativas:

-Folclore

III UNIDADE

*Projeto: Contos daqui e de lá.

-África e sua suas culturas.

-Lendas Africanas

-Cultura indígena (contos)

-Identidade étnica racial

-Datas comemorativas

-Meios de comunicação

-Meios de transportesj

-Classificação

-Segurança no trânsito

I UNIDADE

PROJETO: Brincar e descobrir.

Eu e meu corpo;

Higiene pessoal;

Órgãos do sentido.

II UNIDADE

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

Vida e Ambiente:-

-Conhecendo a horta;

-Horta, pomar e jardim;

-Sol, água, ar e solo;

-Partes e propriedades dos vegetais;

-Comer para viver melhor.

-Higiene dos alimentos

III UNIDADE

PROJETO: CONTOS DAQUI E DE LÁ.

-Fenômenos da natureza

-Estações do ano

-Condições diárias do tempo;

-Sol, lua e estrela;

-Dia e noite;

Animais:

 Características;

 Classificação; mamíferos.

 Habitat;

 Alimentação;

 Utilidade;

 Hábitos e costumes;

 Animais:

 Selvagens/doméstico

 Animais africanos.