Grupo 2
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Nome/imagem/identidade.
Formação do sujeito (pessoal e social).
Educação moral.
Interação com o meio.
Transmissão de recados.
Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia, pluralidade cultural).
Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).
MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.
MÚSICA
Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).
- Músicas de origem indígena.
- Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
- Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, axé).
- Música popular brasileira (os ritmos, personalidades).
- Músicas infantis (do universo escolar).
- Instrumentos musicais (reconhecimento).
ARTES
O fazer artístico.
Pintura.
Desenho.
Modelagem.
Leitura e releitura de imagem.
Percepção visual e auditiva.
Cores.
Apreciação da vida e obra de artistas famosos.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
- Descrição de fatos e gravuras (interpretação, descrição e compreensão).
- Diferenciação entre letras, símbolos e números.
- Relato de experiências.
- Jogos Verbais: reconto, rimas.
- Produção de textos coletivos e histórias (oralidade).
- Nome (reconhecimento e escrita livre).
- Reconhecimento nome de outras pessoas.
- Identificação de sons das letras no início das palavras.
- Estudo e reconhecimento das letras.
- Escrita espontânea.
- Rótulos.
- Ordenação de cenas.
- Gêneros textuais: trava-língua, parlendas, advinhas, poemas.
- Pseudo-leitura.
MATEMÁTICA
- Sistematização de noções matemáticas.
- Historias matemáticas.
- Identificação e representação gráfica das quantidades de 0 a 3.
- Conceitos matemáticos: ideia de localização, ideia de quantidade, noções de classificação e seriação (tamanho, peso, volume etc.), noção espacial, noção de medida, noção de estruturação temporal, noção de grandeza.
- Discriminação visual.
- Cores.
- Formas geométricas.
- Contagem e escrita livre.
- Calendário/Dias da semana.
ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE
- Campanha da Fraternidade: Fraternidade e vida no planeta.
- Organização dos grupos sociais e suas relações.
- A criança (nascimento e desenvolvimento).
- Nome/ Sobrenome.
- Construção da identidade.
- Características físicas.
- Diversidade.
- O indivíduo e o meio social.
- Família.
- Escola (dependências, materiais utilizados, profissionais da escola, nome da escola, endereço).
- Datas comemorativas.
- Declaração dos Direitos da Criança.
- Corpo humano (partes, crescimento físico, cuidados, higiene etc.).
- Órgãos dos sentidos.
- Saúde e alimentação.
- Moradia (tipos e partes da casa).
- Meio ambiente.
- Animais.
- Profissões.
BIBLIOGRAFIA
- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
- SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
- CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.
Grupo 3
IDENTIDADE E AUTONOMIA
- Nome/imagem/identidade.
- Formação do sujeito (pessoal e social).
- Educação moral.
- Interação com o meio.
- Transmissão de recados.
- Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero etnia, pluralidade cultural).
- Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).
MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
- Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
- Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc;
- Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.
MÚSICA
- Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).
- Músicas de origem indígena.
- Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
- Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
- Música popular brasileira (os ritmos, personalidades).
- Músicas infantis (do universo escolar).
- Instrumentos musicais (reconhecimento).
ARTES
- O fazer artístico.
- Exploração e manipulação de materiais.
- Ampliação da percepção visual e auditiva.
- Interpretação de telas de pintores famosos.
- Cores.
- Apreciação da vida e obra de artistas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Incentivo ao desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
- Iniciação a escrita.
- Uso da linguagem oral em diversas situações.
- Rimas.
- Diferenciação entre letras, símbolos e números.
- Estudo e reconhecimento das letras do alfabeto.
- Leitura e escrita do nome.
- Pseudo-leitura.
- Produções escritas espontâneas e direcionadas.
- Estruturas textuais: receitas, poesias, versos, parlendas, trava-língua, receitas, fábulas, contos tradicionais e contemporâneos.
- Recontos de histórias.
- Produção de histórias.
- Relato de experiências/ verbalização de ideias.
- Rótulos.
- Escrita espontânea.
MATEMÁTICA
- Contagem dos números.
- Classificação e seriação.
- Identificação e escrita dos números (0 a 15).
- Associar número a quantidade (relação numérica).
- Agrupar e ordenar.
- Resolução de desafios Matemáticos.
- Posição no espaço e no tempo.
- Calendário.
- Correspondência: termo a termo, por semelhança, por cor, por tamanho, por forma.
- Conceitos matemáticos, tais como: igual/diferente, grande/pequeno, dentro/fora, alto/baixo, maior/menor, muito/pouco, mais/menos, em cima/embaixo, em frente/atrás, hoje/ontem/amanhã, dia/noite, áspero/liso/macio, cheio/vazio, pesado/leve, um lado/outro lado etc.
- Noções de medidas.
- Noções de grandeza.
- Noções de conjuntos.
- Formas Geométricas.
- Cores primárias.
- Mistura de cores.
ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE
- Campanha da Fraternidade: Fraternidade e a vida no planeta.
- Corpo Humano.
- Saúde e alimentação.
- Higiene.
- Moradia.
- Água.
- Identidade Pessoal: nome /sobrenome/ idade / característica.
- Datas comemorativas.
- Folclore.
- Semelhanças e diferenças entre pessoas.
- Diversidade.
- Estações do ano.
- Meios de comunicação.
- Meios de transportes: leis de trânsito.
- Animais.
- Meio ambiente/ reciclagem.
- Declaração dos Direitos da Criança.
BIBLIOGRAFIA
- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
- SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
- CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.
Grupo 4
IDENTIDADE E AUTONOMIA
- Nome/imagem/identidade.
- Formação do sujeito (pessoal e social).
- Educação moral.
- Interação com o meio.
- Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero etnia, pluralidade cultural).
- Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).
MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
- Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
- Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração como respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos, como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
- Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.
MÚSICA
- Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc).
- Músicas de origem indígena.
- Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
- Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
- Música popular brasileira (os ritmos, personalidades, compositores e composições).
- Músicas infantis (do universo escolar).
- Instrumentos musicais.
ARTES
- O fazer artístico.
- Pintura.
- Desenho.
- Colagem/mosaico.
- Modelagem.
- Confecção de materiais relacionados aos temas dos projetos e atividades planejadas.
- Teatro.
- Trabalhos que ampliem a percepção visual e auditiva;
- Espaços culturais.
- Cores (primárias, secundárias e terciárias).
- Criação e interpretação de personagens com dramatizações.
- Criação e ornamentação de fantoches / Confecção de bonecos;
- Apreciação da vida e obra de artistas famosos.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Surgimento da escrita.
- Diferenciação entre símbolos, letras e números.
- O alfabeto: letras, palavras.
- Tipos de letras.
- Classificação por ordem alfabética.
- Desenvolvimento da linguagem oral, gestual e escrita.
- Escrita do nome e de outras palavras.
- Identificação de letras e palavras a partir do texto.
- Criação de diálogos e histórias.
- Complementação de histórias.
- Pseudo-leitura.
- Escrita espontânea e direcionada.
- Evolução da escrita.
- Estruturas textuais: rimas, versos, poesias, contos, receitas, jornais, lendas, parlendas, fábulas, cartas.
- Relatos/ conto/ reconto.
- Pesquisas.
- Entrevistas.
MATEMÁTICA
- Significado de placas, sinais e símbolos.
- História dos números.
- Contagem.
- Classificação e seriação.
- Identificação e escrita dos números.
- Associação dos números às quantidades.
- Agrupamento e ordem numérica.
- Solução de situações-problemas.
- Posição no espaço e no tempo.
- Revisão constante de conceitos matemáticos, tais como: horizontal/vertical, igual/diferente, grande/pequeno, dentro/fora, alto/baixo, maior/menor, muito/pouco, mais/menos, em cima/embaixo, em frente/atrás, hoje/ontem/amanhã, dia/noite, áspero/liso/macio, cheio/vazio, pesado/leve, um lado/outro lado etc.;
- Nosso dinheiro (educação financeira).
- Noções de adição e subtração.;
- Medidas e quantidades.
- Formas geométricas.
NATUREZA E SOCIEDADE
- Campanha da Fraternidade: Fraternidade e a vida no planeta
- Identidade pessoal.
- Corpo humano.
- Escola.
- Família.
- Moradia (rua, bairro).
- Diversidade.
- Datas comemorativas.
- O Folclore brasileiro.
- Pluralidade cultural.
- Alimentação.
- Saúde.
- Meio Ambiente.
- Fauna.
- Flora.
- Educação no trânsito (meios de transporte).
- Tecnologias (meios de comunicação).
BIBLIOGRAFIA
- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
- O mundo da gente.Ed Ática Vol.2
- SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
- CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.
Grupo 5
IDENTIDADE E AUTONOMIA
- Nome/imagem/identidade.
- Formação do sujeito (pessoal e social).
- Educação moral.
- Interação com o meio.
- Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia, pluralidade cultural).
- Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).
MOVIMENTO
ATIVIDADES RECREATIVAS
- Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
- Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração como respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos, como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
- Psicomotricidade.
- Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.
MÚSICA
- Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc).
- Músicas de origem indígena.
- Músicas de origem afro (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
- Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
- Música popular brasileira (os ritmos, personalidades, compositores e composições).
- Músicas infantis (do universo escolar).
- Instrumentos musicais.
- Notas musicais.
ARTES
- O fazer artístico.
- Apreciação da vida e obra de artistas famosos.
- Pintura.
- Desenho.
- Colagem/mosaico.
- Modelagem.
- Interpretação de personagens através de dramatizações.
- Ampliem a percepção visual e auditiva.
- Criação de objetos com sucata.
- Visitação a espaços culturais.
- Cores (primárias, secundárias e terciárias).
- Maquete.
- Dobradura.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- História da escrita.
- Surgimento e evolução do alfabeto.
- Identificação de letras, números e símbolos.
- Vogais/Encontro vocálico/Junção das vogais.
- Alfabeto: letras, palavras.
- Tipos de letras.
- Reconhecimento das letras do alfabeto.
- Sequência alfabética.
- Reconhecimento das letras em diferentes contextos.
- Composição de palavras.
- Práticas de leitura e escrita (letras, palavras e textos).
- Relação entre palavras e imagens.
- Rótulos.
- Reconto oral.
- Estruturas textuais: contos clássicos, africanos e indígenas rimas, versos, poesias, lendas, contos receitas, jornal, parlendas, fábulas, cartas, histórias em quadrinhos, tirinhas, músicas, listas.
- Produção de Histórias (orais e escritas).
- Pesquisas/entrevistas.
- Relato de experiências.
- Narração.
- Descrição.
- Dramatização.
- Nomes e sobrenomes.
- Nomes próprios, comuns, simples e compostos (funcionalidade).
- Uso do dicionário (noção).
- Diferenciação de letra cursiva, bastão e de imprensa.
- Sons das letras (associados às palavras).
- Leitura e escrita (espontânea e direcionada).
- Produções escritas espontâneas e direcionadas.
- Composição de frases, textos e histórias.
- Compreensão e interpretação de textos diversos.
- Correspondência entre o oral e o escrito.
MATEMÁTICA
- Conceitos matemáticos.
- Grandezas e Medidas.
- Formas geométricas
- História dos números.
- Números e Sistema de Numeração (contagem e escrita).
- Ideia de número, ordenação, seriação, sequência, classificação.
- Relação numeral/quantidade
- Sequência numérica.
- Ordem crescente e decrescente.
- Dezena e dúzia.
- Números ordinais.
- Dobro e metade.
- Conservação de quantidades.
- Classificação de elementos.
- Comparação de quantidades.
- Agrupamento.
- Ordenação.
- Relações de semelhanças e diferenças.
- Noção de lateralidade.
- Grandezas e Medidas.
- Espaço e Forma.
- Problemas envolvendo adição e subtração.
- Sistema monetário.
- Tabelas e gráficos.
- Sistema de numeração decimal/ valor posicional dos números.
- Pares e ímpares.
- Problemas envolvendo adição e subtração – situações problemas.
- Organização e tabulação de dados.
NATUREZA E SOCIEDADE
Campanha Fraternidade.
- Organização dos grupos sociais no seu modo de ser, viver e trabalhar.
- Identidade no espaço e no tempo.
- Grupos básicos de convívio: família, escola, comunidade, relações sociais.
- Vida na escola.
- Vida e cultura.
- Vida e trabalho.
- Identidade étnico-racial/cultural.
- África e modo de vida africano.
- Os índios, seus costumes, modo de vida.
- O homem branco e sua relação com o meio.
- Meio ambiente preservação do espaço.
- Os Seres Vivos.
- Os Fenômenos da Natureza.
- Os lugares e suas Paisagens.
- Objetos e Processos de Transformações.
- Tecnologias da Informação e Comunicação.
- A importância da água/ sua utilidade/ cuidados.
- Fauna: Animais e suas características: classificação, habitat, alimentação, animais de estimação, animais em extinção, o animal e o homem.
- Flora: Plantas.
- Alimentos.
- Meios de transportes.
- Meios de comunicação.
- Higiene e saúde.
Estudos da Natureza e Sociedade.
- Campanha da Fraternidade : Fraternidade e a vida no planeta.
Bibliografia.
- Referencial Curricular Nacional para Ed. Infantil.
- CÚNICO. Célia Eliza e outros. O mundo da gente, Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Coleção Integrada. Editora Ática -1ª Edição.