Educação Infantil


Grupo 2

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Nome/imagem/identidade.

Formação do sujeito (pessoal e social).

Educação moral.

Interação com o meio.

Transmissão de recados.

Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia, pluralidade cultural).

Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).

MOVIMENTO

 ATIVIDADES RECREATIVAS

Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.

Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.

Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

MÚSICA

 Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).

  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais (reconhecimento).

ARTES

 O fazer artístico.

Pintura.

Desenho.

Modelagem.

Leitura e releitura de imagem.

Percepção visual e auditiva.

Cores.

Apreciação da vida e obra de artistas famosos.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

 

  • Desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
  • Descrição de fatos e gravuras (interpretação, descrição e compreensão).
  • Diferenciação entre letras, símbolos e números.
  • Relato de experiências.
  • Jogos Verbais: reconto, rimas.
  • Produção de textos coletivos e histórias (oralidade).
  • Nome (reconhecimento e escrita livre).
  • Reconhecimento nome de outras pessoas.
  • Identificação de sons das letras no início das palavras.
  • Estudo e reconhecimento das letras.
  • Escrita espontânea.
  • Rótulos.
  • Ordenação de cenas.
  • Gêneros textuais: trava-língua, parlendas, advinhas, poemas.
  • Pseudo-leitura.

MATEMÁTICA

  • Sistematização de noções matemáticas.
  • Historias matemáticas.
  • Identificação e representação gráfica das quantidades de 0  a 3.
  • Conceitos matemáticos: ideia de localização, ideia de quantidade, noções de classificação e seriação (tamanho, peso, volume etc.), noção espacial, noção de medida, noção de estruturação temporal, noção de grandeza.
  • Discriminação visual.
  • Cores.
  • Formas geométricas.
  • Contagem e escrita livre.
  • Calendário/Dias da semana.

ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE

  • Campanha da Fraternidade: Fraternidade e vida no planeta.
  • Organização dos grupos sociais e suas relações.
  • A criança (nascimento e desenvolvimento).
  • Nome/ Sobrenome.
  • Construção da identidade.
  • Características físicas.
  • Diversidade.
  • O indivíduo e o meio social.
  • Família.
  • Escola (dependências, materiais utilizados, profissionais da escola, nome da escola, endereço).
  • Datas comemorativas.
  • Declaração dos Direitos da Criança.
  • Corpo humano (partes, crescimento físico, cuidados, higiene etc.).
  • Órgãos dos sentidos.
  • Saúde e alimentação.
  • Moradia (tipos e partes da casa).
  • Meio ambiente.
  • Animais.
  • Profissões.

BIBLIOGRAFIA

  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
  • SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
  • CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.

Grupo 3

IDENTIDADE E AUTONOMIA

  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Transmissão de recados.
  • Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero etnia, pluralidade cultural).
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).

MOVIMENTO

ATIVIDADES RECREATIVAS

  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração, como: respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc;
  • Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

MÚSICA

  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).
  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais (reconhecimento).

ARTES

  • O fazer artístico.
  • Exploração e manipulação de materiais.
  • Ampliação da percepção visual e auditiva.
  • Interpretação de telas de pintores famosos.
  • Cores.
  • Apreciação da vida e obra de artistas.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • Incentivo ao desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
  • Iniciação a escrita.
  • Uso da linguagem oral em diversas situações.
  • Rimas.
  • Diferenciação entre letras, símbolos e números.
  • Estudo e reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Leitura e escrita do nome.
  • Pseudo-leitura.
  • Produções escritas espontâneas e direcionadas.
  • Estruturas textuais: receitas, poesias, versos, parlendas, trava-língua, receitas, fábulas, contos tradicionais e contemporâneos.
  • Recontos de histórias.
  • Produção de histórias.
  • Relato de experiências/ verbalização de ideias.
  • Rótulos.
  • Escrita espontânea.

MATEMÁTICA

  • Contagem dos números.
  • Classificação e seriação.
  • Identificação e escrita dos números (0 a 15).
  • Associar número a quantidade (relação numérica).
  • Agrupar e ordenar.
  • Resolução de desafios Matemáticos.
  • Posição no espaço e no tempo.
  • Calendário.
  • Correspondência: termo a termo, por semelhança, por cor, por tamanho, por forma.
  • Conceitos matemáticos, tais como: igual/diferente, grande/pequeno, dentro/fora, alto/baixo, maior/menor, muito/pouco, mais/menos, em cima/embaixo, em frente/atrás, hoje/ontem/amanhã, dia/noite, áspero/liso/macio, cheio/vazio, pesado/leve, um lado/outro lado etc.
  • Noções de medidas.
  • Noções de grandeza.
  • Noções de conjuntos.
  • Formas Geométricas.
  • Cores primárias.
  • Mistura de cores.

ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE

  • Campanha da Fraternidade: Fraternidade e a vida no planeta.
  • Corpo Humano.
  • Saúde e alimentação.
  • Higiene.
  • Moradia.
  • Água.
  • Identidade Pessoal: nome /sobrenome/ idade / característica.
  • Datas comemorativas.
  • Folclore.
  • Semelhanças e diferenças entre pessoas.
  • Diversidade.
  • Estações do ano.
  • Meios de comunicação.
  • Meios de transportes: leis de trânsito.
  • Animais.
  • Meio ambiente/ reciclagem.
  • Declaração dos Direitos da Criança.

BIBLIOGRAFIA

  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
  • SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
  • CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.

Grupo 4

IDENTIDADE E AUTONOMIA

  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero etnia, pluralidade cultural).
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).

MOVIMENTO

ATIVIDADES RECREATIVAS

  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração como respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos, como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
  • Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

MÚSICA

  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc).
  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem africana (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades, compositores e composições).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais.

ARTES

  • O fazer artístico.
  • Pintura.
  • Desenho.
  • Colagem/mosaico.
  • Modelagem.
  • Confecção de materiais relacionados aos temas dos projetos e atividades planejadas.
  • Teatro.
  • Trabalhos que ampliem a percepção visual e auditiva;
  • Espaços culturais.
  • Cores (primárias, secundárias e terciárias).
  • Criação e interpretação de personagens com dramatizações.
  • Criação e ornamentação de fantoches / Confecção de bonecos;
  • Apreciação da vida e obra de artistas famosos.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • Surgimento da escrita.
  • Diferenciação entre símbolos, letras e números.
  • O alfabeto: letras, palavras.
  • Tipos de letras.
  • Classificação por ordem alfabética.
  • Desenvolvimento da linguagem oral, gestual e escrita.
  • Escrita do nome e de outras palavras.
  • Identificação de letras e palavras a partir do texto.
  • Criação de diálogos e histórias.
  • Complementação de histórias.
  • Pseudo-leitura.
  • Escrita espontânea e direcionada.
  • Evolução da escrita.
  • Estruturas textuais: rimas, versos, poesias, contos, receitas, jornais, lendas, parlendas, fábulas, cartas.
  • Relatos/ conto/ reconto.
  • Pesquisas.
  • Entrevistas.

MATEMÁTICA

  • Significado de placas, sinais e símbolos.
  • História dos números.
  • Contagem.
  • Classificação e seriação.
  • Identificação e escrita dos números.
  • Associação dos números às quantidades.
  • Agrupamento e ordem numérica.
  • Solução de situações-problemas.
  • Posição no espaço e no tempo.
  • Revisão constante de conceitos matemáticos, tais como: horizontal/vertical, igual/diferente, grande/pequeno, dentro/fora, alto/baixo, maior/menor, muito/pouco, mais/menos, em cima/embaixo, em frente/atrás, hoje/ontem/amanhã, dia/noite, áspero/liso/macio, cheio/vazio, pesado/leve, um lado/outro lado etc.;
  • Nosso dinheiro (educação financeira).
  • Noções de adição e subtração.;
  • Medidas e quantidades.
  • Formas geométricas.

NATUREZA E SOCIEDADE

  • Campanha da Fraternidade: Fraternidade e a vida no planeta
  • Identidade pessoal.
  • Corpo humano.
  • Escola.
  • Família.
  • Moradia (rua, bairro).
  • Diversidade.
  • Datas comemorativas.
  • O Folclore brasileiro.
  • Pluralidade cultural.
  • Alimentação.
  • Saúde.
  • Meio Ambiente.
  • Fauna.
  • Flora.
  • Educação no trânsito (meios de transporte).
  • Tecnologias (meios de comunicação).

BIBLIOGRAFIA

  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
  • O  mundo da gente.Ed Ática Vol.2
  • SILVA, Sorel. RODRIGUES, Arnaldo. Vai começar a brincadeira. Ed. FTD S.A – São Paulo Vol. 1.
  • CENTERIÓN, Marília e Rodrigues Arnaldo. Vai começar a Brincadeira. Ed FTD, 2002.

Grupo 5

IDENTIDADE E AUTONOMIA

  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Respeito à diversidade (atitudes de aceitação, contestação, diferenças de gênero, etnia, pluralidade cultural).
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).

MOVIMENTO

ATIVIDADES RECREATIVAS

  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em argila, expressão corporal através da música, orientação de atividades de reconhecimento dos sinais vitais e de sua alteração como respiração, batimentos cardíacos, sensações de prazer que qualquer atividade física pode proporcionar exploração do próprio corpo (conquista no plano da motricidade objetiva), desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos, como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
  • Psicomotricidade.
  • Utilização de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.

       MÚSICA

  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc).
  • Músicas de origem indígena.
  • Músicas de origem afro (afoxé, capoeira, samba, maculelê).
  • Músicas carnavalescas (marchinhas, frevo, folguedo, axé).
  • Música popular brasileira (os ritmos, personalidades, compositores e composições).
  • Músicas infantis (do universo escolar).
  • Instrumentos musicais.
  • Notas musicais.

     ARTES

  • O fazer artístico.
  • Apreciação da vida e obra de artistas famosos.
  • Pintura.
  • Desenho.
  • Colagem/mosaico.
  • Modelagem.
  • Interpretação de personagens através de dramatizações.
  • Ampliem a percepção visual e auditiva.
  • Criação de objetos com sucata.
  • Visitação a espaços culturais.
  • Cores (primárias, secundárias e terciárias).
  • Maquete.
  • Dobradura.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • História da escrita.
  • Surgimento e evolução do alfabeto.
  • Identificação de letras, números e símbolos.
  • Vogais/Encontro vocálico/Junção das vogais.
  • Alfabeto: letras, palavras.
  • Tipos de letras.
  • Reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Sequência alfabética.
  • Reconhecimento das letras em diferentes contextos.
  • Composição de palavras.
    • Práticas de leitura e escrita (letras, palavras e textos).
    • Relação entre palavras e imagens.
    • Rótulos.
    • Reconto oral.
    • Estruturas textuais: contos clássicos, africanos e indígenas rimas, versos, poesias, lendas, contos receitas, jornal, parlendas, fábulas, cartas, histórias em quadrinhos, tirinhas, músicas, listas.
    • Produção de Histórias (orais e escritas).
    • Pesquisas/entrevistas.
    • Relato de experiências.
    • Narração.
    • Descrição.
    • Dramatização.
  • Nomes e sobrenomes.
  • Nomes próprios, comuns, simples e compostos (funcionalidade).
  • Uso do dicionário (noção).
  • Diferenciação de letra cursiva, bastão e de imprensa.
  • Sons das letras (associados às palavras).
  • Leitura e escrita (espontânea e direcionada).
  •  Produções escritas espontâneas e direcionadas.
  • Composição de frases, textos e histórias.
  • Compreensão e interpretação de textos diversos.
  • Correspondência entre o oral e o escrito.

MATEMÁTICA

  • Conceitos matemáticos.
  • Grandezas e Medidas.
  • Formas geométricas
  • História dos números.
  • Números e Sistema de Numeração (contagem e escrita).
  • Ideia de número, ordenação, seriação, sequência, classificação.
  • Relação numeral/quantidade
  • Sequência numérica.
  • Ordem crescente e decrescente.
  • Dezena e dúzia.
  • Números ordinais.
  • Dobro e metade.
  • Conservação de quantidades.
  • Classificação de elementos.
  • Comparação de quantidades.
  • Agrupamento.
  • Ordenação.
  • Relações de semelhanças e diferenças.
  • Noção de lateralidade.
  • Grandezas e Medidas.
  • Espaço e Forma.
  • Problemas envolvendo adição e subtração.
  • Sistema monetário.
  • Tabelas e gráficos.
  • Sistema de numeração decimal/ valor posicional dos números.
  • Pares e ímpares.
  • Problemas envolvendo adição e subtração – situações problemas.
  •  Organização e tabulação de dados.

NATUREZA E SOCIEDADE

Campanha Fraternidade.

  • Organização dos grupos sociais no seu modo de ser, viver e trabalhar.
  • Identidade no espaço e no tempo.
  • Grupos básicos de convívio: família, escola, comunidade, relações sociais.
  • Vida na escola.
  • Vida e cultura.
  • Vida e trabalho.
  • Identidade étnico-racial/cultural.
  • África e modo de vida africano.
  • Os índios, seus costumes, modo de vida.
  • O homem branco e sua relação com o meio.
  • Meio ambiente preservação do espaço.
  • Os Seres Vivos.
  • Os Fenômenos da Natureza.
  • Os lugares e suas Paisagens.
  • Objetos e Processos de Transformações.
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.
  •  A importância da água/ sua utilidade/ cuidados.
  •  Fauna: Animais e suas características: classificação, habitat, alimentação, animais de estimação, animais em extinção, o animal e o homem.
  • Flora: Plantas.
  •  Alimentos.
  •  Meios de transportes.
  •  Meios de comunicação.
  •  Higiene e saúde.

Estudos da Natureza e Sociedade.

  • Campanha da Fraternidade : Fraternidade e a vida no planeta.

Bibliografia.

  • Referencial Curricular Nacional para Ed. Infantil.
  • CÚNICO. Célia Eliza e outros. O mundo da gente, Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Coleção Integrada. Editora Ática -1ª  Edição.