Tecnologia Informação e da Comunicação


As facilidades de acesso às tecnologias tornam as crianças de hoje muito mais capazes de assimilar conceitos abstratos do que há alguns anos atrás. Os pequenos alunos da Alfabetização já sabem ligar, brincar e até navegar na Internet. As máquinas não assustam esses pequenos usuários, mas ao contrário, atraem a sua atenção, e com isso, a escola precisa estar pronta para oferecer o que há de mais moderno e mais eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem.

Atentos a oferecer tecnologias educacionais eficiente para a educação, o Colégio Sacramentinas confia ao Nips – Núcleo de Tecnologia Educacional Sacramentinas a tarefa de desempenhar o papel de mediador entre ensino, aprendizagem e tecnologia a toda comunidade de professores e alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Sob a Coordenação do Professor Carlos Chagas Filho, o Nips é responsável também pela atualização do site, implantação e manutenção do Moodle – Sistema de Gerenciamento de Curso, construção de aulas interativas, manutenção dos equipamentos tecnológicos, propaganda e publicidade e pela constante busca por novidades tecnológicas a serem implantadas.

O NIPS na educação Infantil e Ensino Fundamental I

Não existe dúvida que o uso do computador como mais uma tecnologia aplicada à educação tem auxiliado no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, pois as suas possibilidades inovadoras conseguem fazer de conteúdo abstrato e consequentemente confuso, um entendimento mais concreto.

Assim a utilização do computador para a criação de ambientes de aprendizagem é uma das tantas possibilidades de uso desta ferramenta na educação. Mas, para criar um ambiente de aprendizagem precisa ser centrada no aluno como agente ativo. O ambiente deve prever não apenas apresentação de situações de aprendizagem, mas também, permitir ao aluno a criação de novas situações, lembrando que essa resolução pode e deve ser social e não apenas individual, o aluno em grupo precisa aprender construindo.

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I têm aulas semanais regulares na sala de informática, acompanhadas pela professora da classe e pelo professor de informática. As aulas são previamente planejadas pelo professor da classe e pela equipe da informática (coordenador e professor). O planejamento funciona como ligação do conteúdo programático com o conteúdo da informática (software). Essa união facilita o processo de apreensão do conhecimento exposto.

O Nips no Ensino Fundamental II e Ensino Médio

No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio o uso da Tecnologia funciona de forma diferenciada: as turmas deixaram de ter aulas regulares semanais, passando a utilizá-la mediante a necessidade de cada professor das várias disciplinas.

Nesta proposta, o professor pode utilizar a informática de várias formas: na criação de pequenos projetos; pesquisa na internet; elaboração de hipertextos, planilhas e ou apresentações, dependendo de sua necessidade.

Todas as aulas possuem um planejamento prévio, do professor da disciplina com o professor de informática e ou coordenador de tecnologia.

O papel do professor de informática (mediador) é: sugerir, dar idéias e viabilizar a excursão das aulas, para que funcione adequadamente, quem ministra as aulas são os professores das disciplinas.

O Nips na 3ª série Ensino Médio

A 3ª série do Ensino Médio possui tecnologia de ponta dia-a-dia. Com um telão interativo em sala de aula, os alunos conseguem absorver muito mais do extenso conteúdo através das aulas virtuais criadas pelos professores. As aulas também estão disponíveis no site do Colégio para quem quiser revisar em casa e para não desviar a atenção na hora da explicação do professor.

O Nips e a Robótica Educacional

O que é Robótica Educacional?

Despertando sonhos, criando realidades. O Colégio Sacramentinas acredita no potencial de cada aluno e no quanto ele pode crescer se estiver inserido em um ambiente onde seus sonhos podem ser realizados. A Robótica Educacional vem com a proposta inovadora para que o aluno seja despertado a criar maquetes e robôs controlados por computador.

Unindo aprendizado e prática, os alunos são incentivados a trabalhar em grupo, cooperando mutuamente, planejando, pesquisando, criando estratégias, definindo ações, estabelecendo metas e tomando decisões. Através do diálogo, da construção científica e do senso comum, os alunos são despertados a transformar kits de motores e sensores em tudo o que a imaginação permitir.

O Colégio Sacramentinas oferece como parte de seu projeto pedagógico, a Robótica Educacional, desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Todos os alunos participam das aulas em salas especialmente preparadas e com recursos de última geração.

Por que Robótica na educação?

• Através do ensino da Robótica, existe uma integração de diversos conceitos e os alunos são capazes de unir o conhecimento adquirido em várias disciplinas, como: linguagem, matemática, física, eletricidade, mecânica, ciências, história, artes, geografia, arquitetura e eletrônica;
• Incentivar a capacidade de planejar e organizar projetos;

• Despertar a curiosidade do aluno pelas máquinas e mecanismos que estão ao seu redor, para que ele tenha o interesse de reproduzir seu funcionamento em sala de aula;
• Desenvolver o raciocínio lógico.

CEAR – Centro de Estudos Avançados de Robótica

O CEAR foi criado com o intuito de apresentar aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio conceitos científicos e técnicos de Mecatrônica, tendo como objetivo maior proporcionar aprendizagens mais significativas e criar condições para desenvolver habilidades cognitivas, construindo montagens/robôs, usando engrenagens, polias, roldanas, vigas e alavancas.

O Trabalho será feito através de atividades extraclasse, com as disciplinas de Ciências (Física, Química, Biologia e Matemática), aplicadas ao conteúdo programático do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e não atribuirá nenhum tipo de nota aos alunos que participarem da proposta.