Orientação Religiosa


O Ensino Religioso está inserido no currículo escolar, do Projeto Pedagógico no Colégio da Congregação das Religiosas do SS. Sacramento, visando à formação integral do educando, acolhendo, desenvolvendo e valorizando todo germe de vida presente em cada um. Além de favorecer o processo de crescimento humano e sua relação com Deus, oportuniza a sua realização pessoal e relação com outro, sensibilizando-o para a vida sócio-econômica solidária numa perspectiva evangelizadora.

Dentre seus objetivos, o Ensino Religioso prioriza: Descobrir-se como pessoa, sujeita da história, construtor de sua auto-realização, tendo em vista uma relação afetiva e efetiva com o transcendente, com o mundo, com o outro e consigo mesmo; Perceber a si mesmo e aos outros, como pessoa única, abra prima de Deus; Valorizar a natureza como fonte de vida; Aprofundar o conhecimento da Bíblia e, através dela, conhecer mais Jesus e os valores vividos e ensinados por Ele; Reconhecer-se como alguém que é presente para o outro e que, através de seus gestos e ações pode transformar a vida social, em vista da construção do Reino; Reconhecer na pessoa de Jesus Cristo, o Senhor da história, na qual o educando é um ser importante na construção iniciada por Aquele que leva à verdadeira felicidade; Tomar consciência de sua vocação procurando ser “Sal da terra e Luz do Mundo”; Conhecer e desenvolver os elementos básicos que compõem o “fenômeno religioso”, acolhendo os valores humanos e proporcionando um relacionamento harmonioso com o Transcendente, consigo mesmo e com o outro, numa proposta de construção de um mundo mais fraterno; Aprofundar a resposta do homem no sentido da atitude moral, como conseqüência do “fenômeno religioso” e expressão da consciência, da resposta pessoal e comunitária do ser humano.

A Palavra de Deus só terá sentido, quando contextualizada na vida e nos acontecimentos e conflitos vividos pelo educando. A prática do Ensino Religioso é um ponto de apoio para o processo de transformação da realidade, através de conteúdos significativos que estimulam o crescimento do ser humano. Assim, ele tende a estabelecer o confronto entre e teoria e a prática